A chegada do técnico PC Gusmão ao comando do Joinville na última semana surtiu um efeito positivo imediato, já que o time venceu o Avaí por 2 a 0 no último domingo. O aspecto emocional da equipe, que se encontrava na lanterna da competição, foi bastante trabalhado pelo novo treinador antes do confronto. O atacante Kempes confirma a importância da mudança de astral dos atletas para a conquista da vitória frente ao rival.
- O PC chegou dando muito moral para os jogadores, fazendo algumas brincadeiras com a finalidade de descontrair o ambiente e torná-lo mais leve. Ele conseguiu nos mostrar que nós temos condições de sair dessa situação desfavorável, pois os resultados que vínhamos obtendo não condizem com a nossa qualidade. Nós acreditamos nele e o resultado aconteceu. O clima é outro e a confiança está de volta - falou o jogador.
Ex-treinador e atleta do Vasco da Gama, adversário de domingo no Maracanã e concorrente direto na briga contra o rebaixamento, PC conhece bem as coisas de São Januário. Segundo o artilheiro do Joinville no Campeonato Brasileiro, o passado do novo comandante pode ajudar sim de alguma forma na partida, mas foram os aspectos táticos e técnicos do time carioca os alvos do profissional durante a semana de treinos.
- Ele procurou dar ênfase ao time do Vasco, nos mostrando as características dos jogadores e como podemos proceder para superá-los. Ter intimidade com o clube, como é o caso do PC em relação ao Vasco, pode nos ajudar e pesar a nosso favor, mas conhecer taticamente e individualmente os nossos adversários é fundamental - definiu.