Basicamente, ambos são companheiros ideais para quem busca monitorar e otimizar o treino, mas suas características distintas podem fazer toda a diferença para atender às suas necessidades específicas.
Pensando nisso, o Lance! Indica separou as principais diferenças entre uma Smartband e um Smartwatch para que você possa decidir o melhor dispositivo para a sua rotina. Confira, abaixo, as informações e ainda as melhores marcas!
Smartwatch x Smartband: Veja diferenças
1- Design
Essa é uma diferença bem aparente entre um Smartwatch e uma Smartband. Veja as características de cada um:
Smartwatch: costuma ter o design mais próximo ao de um relógio comum. Com uma tela maior e um design que se adapta facilmente a diversas ocasiões, é a escolha ideal para quem busca um dispositivo que transite entre o esportivo e o casual.
Smartband: por outro lado, ela é mais compacta, sendo semelhante a uma pulseira. Esse dispositivo tem um foco maior em atividades físicas e aposta em um design discreto, com materiais leves.
2- Funções
Quando se trata de funcionalidades, o smartwatch se destaca ao oferecer uma experiência de uso consideravelmente mais completa. Desde monitoramento cardíaco até GPS integrado, ele é projetado para atender às demandas dos entusiastas do fitness, proporcionando uma gama mais ampla de recursos.
Ele consegue interagir com notificações, atender e fazer chamadas, pausar/reproduzir músicas, abrir aplicativos e muito mais (a depender do modelo e marca), sem necessariamente depender do celular por perto.
Com uma Smartband, você consegue monitorar os dados referentes a uma atividade física, como por exemplo desempenho, velocidade e frequência cardíaca, mas eles só podem ser visualizados no aplicativo disponibilizado pelo fabricante. Portanto, existe uma certa dependência do celular quando o assunto é funções mais complexas.
+ Por que comprar um smartwatch? Veja vantagens e modelos
3- Bateria
Para os fãs dos Smartwatches, está aí uma diferença com vantagem para a Smartband.
Devido ao tamanho da tela e à ampla gama de recursos avançados, a bateria de um smartwatch normalmente dura apenas alguns dias. Já as Smartbands conseguem aguentar até 30 dias sem precisar de nenhuma recarga.
Entre uma smartband e um smartwatch, qual marca comprar?
Veja três modelos de Smartwatch que valem a pena comprar!
Samsung Galaxy Watch4 BT
Samsung Galaxy Watch4 BT
Além do monitoramento completo de saúde, o smartwatch da Samsung possui variedade de apps, incluindo: Play Store, Google Maps, G Pay, G Assistant e YouTube Music.
Amazfit GTS 2 Mini
Amazfit GTS 2 Mini
Com até 14 dias de duração da bateria, você também pode conversar com o Amazon Alexa no seu Amazfit GTS 2 Mini Smart Watch.
Apple Watch SE
Apple Watch SE
Integrado com seus outros aparelhos e serviços Apple. Possui detecção de queda, acidente e SOS de emergência, você recebe ajuda quando mais precisa.
Veja três modelos de Smartband que valem a pena e estão entre os mais vendidos!
Xiaomi Mi Band 8
Xiaomi Mi Band 8
Com mais de 50 modos esportivos, possui também monitoramento de saúde, incluindo monitoramento de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e sono.
Amazfit Band 7
Amazfit Band 7
Duração da bateria de 18 dias, 120 modos esportivos e resistência à água de até 50 metros.
Huawei Band 8
Huawei Band 8
São até 100 modos de treino para você escolher, carregamento rápido (45 minutos) e duração da bateria de até 14 dias.
4- Preço
Essa é uma grande diferença entre um Smartwatch e uma Smartband, já que devido a maior independência, tela maior e melhor, e design aprimorado, os smartwatches acabam se tornando mais caros do que uma smartband convencional.
O smartwatch Amazfit GTS 2 Mini, por exemplo, está disponível na Amazon a partir de R$649,00, enquanto o smartband da mesma marca (Amazfit Band 7) está disponível a partir de R$275,90 também na Amazon.