Salve o Tricolor Paulista. A tua glória voltou a vir do presente.
Depois de 11 anos, o São Paulo volta a conquistar um título de expressão nacional.
Uma coisa que precisa ficar claro é que o São Paulo conquistou sua primeira Copa do Brasil sobre o Flamengo, e não o Flamengo que perdeu a sua quinta taça.
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Temos o péssimo hábito de diminuir determinadas conquistas, atribuindo fragilidades ou problemas nas equipes derrotadas, que na maioria das vezes não condizem com a verdade.
Quero muito enaltecer o modelo de gestão do grupo de atletas exercido pelo meu amigo Dorival Júnior, que soube equilibrar a disputa de 3 campeonatos e focar naquele que percebeu que poderia ser a grande conquista do ano para o tricolor do Morumbi. Dorival é bicampeão da Copa do Brasil, com autoridade e competência. Viva o treinador brasileiro.
Não posso deixar de valorizar também o trabalho árduo e competente do gaúcho Rui Costa, discreto e muito eficiente executivo do clube. Ele levanta, talvez, o troféu mais importante de sua carreira até o momento. Merecido.
São Paulo foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez (Foto: Fernando Roberto/Lance!)
Jogadores serão eternizados na galeria de títulos do time. Entrarão como ídolos? Isso eu deixo para os torcedores definirem. O fato é que o Tricolor teve em campo um total de seis jogadores de Cotia participando do jogo. Não há dúvidas de que constitui uma das melhores categorias de formação de todo o país, e isso teve impacto direto no resultado das finais: o gol decisivo saiu dos pés de Rodrigo Nestor, no clube desde os 12 anos de idade.
Histórias tendem a ficar mais bonitas quando tem seu final feliz. Mas preciso colocar que o São Paulo ainda tem um longo caminho para a reestruturação econômica e financeira.
Espero que este título seja marcado por deixar a diretoria do forte e grande tricolor paulista, capitaneada por Julio Casares, com a tranquilidade necessária para colocar as contas do clube em dia e implementar de vez, a governança que pede o futebol moderno. Quem sabe agora, o projeto de reforma do Morumbi possa sair do papel.
+ O caso Marcos Braz: em um mundo onde a pedra é de graça, o desafio é ser vidraça
Enfim, foi uma festa digna das maiores conquistas da história do São Paulo Futebol Clube, onde muitos pais puderam sentir junto de seus filhos mais uma tarde de título no Gigante Morumbi.
Não há dúvidas de que muitas pessoas pensam que o São Paulo, com esta conquista, passa a ser o clube mais vencedor do futebol brasileiro. E você, o que acha?
* Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Lance!