O Atlético-MG, nos últimos quatro anos, impulsionou o departamento comercial e viu as receitas aumentarem em mais de 100%. Em 2018, o clube tinha sete patrocinadores e alcançava uma arrecadação de R$ 26 milhões. Nesta temporada, com 18 acordos de patrocínio, este número deve chegar a R$ 53 milhões.
No clube desde janeiro de 2018, o Chief Commercial Officer (CCO), Pedro Melo, foi um dos responsáveis por esse crescimento do setor. Para ele, o Atlético-MG adotou uma postura mais ativa no mercado e tem a relação próxima com os patrocinadores como diferencial.
- Percebi que era necessário um trabalho para mostrar às marcas que o Atlético-MG tem uma força muito grande não só em Minas Gerais, mas em outras praças também. Além dessa questão, a postura no mercado era mais reativa, de aguardar as oportunidades chegarem e não de ir atrás para prospectar. Mudamos essa mentalidade e comecei a ir em busca de novos parceiros - disse o executivo, antes de completar:
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- Nossa relação com os patrocinadores é muito próxima e acredito que esse é um diferencial. Somos realmente parceiros, gostamos de ouvir as ideias e executá-las. Não temos nada engessado, valorizamos as ativações e queremos, sempre, levar resultados positivos aos parceiros. Patrocinador com resultado renova contrato.
Os títulos conquistados e o maior protagonismo no cenário nacional também ajudaram a alavancar o faturamento e o interesse das marcas em apoiar o clube. Na temporada passada, a equipe levantou a taça do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além de chegar na semifinal da Libertadores.
Galo tem 18 patrocinadores atualmente (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
- Claro que a competitividade dentro de campo ajuda muito. Com o time em alta performance, há um apelo maior nos jogos, acompanhado por um aumento da audiência e do engajamento do torcedor. Nesse contexto, ainda criamos novas entregas comerciais dentro dos patrocínios vigentes, que geraram um plus para os parceiros. Tudo isso resulta em um acréscimo no valor das cotas comercializadas - explica Melo, responsável por captar o maior patrocínio máster da história do clube, com a Betano.
Apesar da temporada atual ter sido abaixo da expectativa da torcida, que esperava ver o time brigar por títulos, a equipe deve seguir com o plantel fortalecido para o ano que vem. Além disso, outro fator positivo é a inauguração da Arena MRV, prevista para março de 2023, que deve gerar novos ativos ao clube para comercialização.
Antes de chegar ao Atlético-MG, Pedro Melo também atuou na área comercial do Flamengo, entre 2016 e 2018. Em 2022, ele ganhou o prêmio de melhor Executivo Comercial da indústria do futebol na América do Sul, pela Confut Sudamericana.
Patrocinadores do Atlético-MG
2018: Caixa, Universidade Brasil, Supermercados BH, MRV, Orthopride, Topper e Brahma.
2022: Betano, Adidas, MRV, BMG, Supermercados BH, Buser, Auto Truck, Multimarcas, Brahma, Gerdau, Mundiale, Unicesumar, ABC da Construção, Cartão de Todos, Hapvida, Konami, MM Aluguel de Carros, TIM e Blink.