Barcelona e Rosalía: entenda por que este tipo de ação de marketing deve se tornar comum no esporte

Clube catalão jogará o El Clásico, neste domingo, com logo de álbum da cantora no uniforme<br>

imagem cameraBarcelona disputará El Clásico com logo de Rosalía na camisa (Foto: Divulgação/Barcelona)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/03/2023
17:30
Atualizado em 18/03/2023
07:00
Compartilhar

O Barcelona entrará em campo contra o Real Madrid, neste domingo, com uma novidade no uniforme. A logo do álbum Motomami, da cantora Rosalía, que foi premiado no Grammy 2023, estará empastado na região central da camisa bleugrana, em uma ação pontual em parceria com o Spotify, patrocinador máster do clube.

As camisas, inclusive, já estão à venda no site oficial do Barcelona. O torcedor que quiser adquirir o modelo pode escolher entre duas versões: a mais barata custa 399,99 euros (R$ 2,2 mil), enquanto a mais cara, que tem apenas 22 unidades e é assinada pelos jogadores e jogadoras, custa 1.999, 99 euros (R$ 11,1 mil).

+ Qual o duelo mais valioso? E o mais equilibrado? Veja raio-X das quartas da Champions League

Não é a primeira vez nesta temporada que o Barça realiza uma ativação com um artista musical. No El Clásico disputado no primeiro turno, o time catalão jogou com a logo da gravadora do rapper Drake estampada no uniforme. De acordo com o comunicado do clube, o canadense recebeu esse reconhecimento por se tornar o primeiro a alcançar a marca de 50 bilhões de reproduções na plataforma de música.

Essas duas ativações fazem parte do contrato do Barcelona com o Spotify. Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, analisa a novidade de maneira positiva e acredita que iniciativas como essa devem se tornar recorrentes no âmbito esportivo.

- É uma ação que chama a atenção pelo ineditismo. E por se tratar de uma marca forte, como o Spotify, que é patrocinadora e está cedendo o espaço para um álbum que foi premiado no Grammy, isso agrega muito valor para as partes que estão envolvidas. Este tipo de ativação atrai a atenção das pessoas e do mercado como um todo - disse Wolff.

+ Orçamento 2023: entenda como o Flamengo prevê arrecadar R$ 1 bilhão durante a temporada

Barcelona já teve camisa com logo de Drake (Foto: Divulgação)

Para Bruno Maia, CEO da Feel The Match e executivo de inovação e novas tecnologias no esporte, esse tipo de iniciativa é algo que poucos clubes ainda têm enxergado.

- Os executivos já vêm apontando que o futebol está no radar da estratégia de expansão da marca há algum tempo. Em 2021, muito se especulou sobre uma oferta que o dono da empresa (Spotify) teria feito para comprar o Arsenal. A combinação de futebol e outras formas de entretenimento também são uma tendência forte de negócios para os próximos anos, sobretudo porque o contexto de consumo hoje aproxima muito mais áreas que antes eram distantes na rotina do consumidor".

Já Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, empresa que assina o uniforme de nove clubes no futebol brasileiro, afirma que, desde que respeitem as tradições dos clubes, essas ações pontuais são sempre bem-vindas.

- Com um conceito por trás, as ativações podem gerar uma atração comercial aos torcedores, proporcionar novas fontes de rendas para as empresas envolvidas e a divulgação do uniforme nos meios de comunicação. Por outro lado, sempre existe o risco, ainda mais em um jogo importante, da camisa ficar ‘marcada’ por um resultado negativo. Por isso é muito importante um trabalho conjunto entre clube, fornecedora e patrocinadores para realizar um estudo do panorama geral antes da idealização - explicou Kleimmann.

Siga o Lance! no Google News