CBF cobra transparência da Liga do Nordeste e questiona divisão de receita entre empresa e clubes
Entidade se reunirá com clubes e federações nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, para discutir a relação com a Liga do Nordeste<br>
- Matéria
- Mais Notícias
A situação atual da Copa do Nordeste está em pauta na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade máxima do futebol nacional cobra transparência da Liga do Nordeste, grupo responsável pela parte comercial do torneio, e agendou reunião para esta quinta-feira, no Rio de Janeiro, para discutir a relação.
Relacionadas
A notícia sobre a reunião foi divulgada inicialmente pelo jornal "O Povo" e confirmada pelo LANCE!. De acordo com a apuração do L!, no entanto, não há risco de rescisão entre CBF e Liga do Nordeste.
Um dos motivos da preocupação da CBF é o contrato firmado pela Liga do Nordeste com a LiveMode, agência detentora dos direitos comerciais do torneio. A confederação pede mais transparência nas contas e os acordos da associação regional.
+ Negócios, análises e dados do esporte: conheça o LANCE!BIZ
O principal questionamento é em relação aos repasses da LiveMode aos clubes afiliados da Liga do Nordeste. Este valor é de cerca de 50% do faturamento da empresa - número considerado baixo pela CBF. A entidade pede explicações para justificar essa divisão.
A cobrança por transparência não é recente. Em ofício enviado aos clubes e às federações estaduais, a CBF disse solicitado "inúmeras vezes" as prestações de contas e os contratos da Liga nas últimas três temporadas.
A entidade quer aproveitar a reunião desta quinta-feira para retificar a posição de defesa do interesse dos clubes nordestinos. Em rota de colisão com a Liga, a confederação garante às diretorias que não haverá perda de receita com possíveis mudanças na relação.
Procurada pela reportagem do LANCE!, a LiveMode optou por não se pronunciar. Em caso de resposta, a matéria será atualizada.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias