Champions League, Paulistão e NBA: executivo da TNT Sports fala ao L! e analisa planos no Brasil
Diego Vieira, Head de Esportes da Warner Bros Discovery Brasil, explica diferentes estratégias na cobertura multimídia
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A Warner Bros. Discovery é um dos principais players do mercado de transmissões esportivas no Brasil. Com direitos do Campeonato Paulista até 2025 e da Champions League, o maior torneio de clubes do mundo, até maio de 2024, a empresa encontrou um modelo de distribuição diferente dos concorrentes ao misturar entretenimento, eventos e esporte ao vivo, em diferentes plataformas.
A Warner não tem canal esportivo no Brasil desde 2018, quando encerrou o Esporte Interativo e o transformou em um projeto esportivo multimídia. Em 2021, o EI passou a se chamar TNT Sports e manteve a forte presença nas plataformas digitais. Hoje, os direitos esportivos da empresa são exibidos pela TV paga na TNT (e eventualmente no Space) e na HBO Max, a plataforma de streaming da companhia.
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Para entender mais sobre o modelo de trabalho, o LANCE! entrevistou Diego Vieira, Head de Esportes da Warner Bros. Discovery Brasil. Além de comentar sobre o cenário atual das transmissões esportivas (clique aqui para ler), o executivo detalhou os projetos da empresa no país.
Casa da Champions League desde 2015
Se contar a época do Esporte Interativo, a Warner é a casa da Champions League no Brasil desde 2015. Desde então, a empresa realiza altos investimentos para renovar os direitos e manter uma cobertura in loco com correspondentes espalhados pela Europa. O objetivo, segundo Diego Vieira, é manter o interesse dos brasileiros em torno do torneio.
- Nosso principal foco é fazer com que a Champions League continue sendo relevante. O brasileiro ama a Champions já há muito tempo. Do ponto de vista de negócio, a Champions é muito interessante para os anunciantes e é um conteúdo de muita relevância para o fã. Ou seja, ela faz todo o sentido na estratégia das plataformas. Você tem ali a combinação dos melhores jogadores do mundo se encontrando em dias específicos. A Champions, de muitos e muitos anos, é líder de audiência em todos os lugares. Ela entrega números incríveis no ambiente digital e fortalece o negócio como um todo - disse Diego Vieira.
Os números comprovam a tese do executivo. A temporada atual da Champions League, até então, posiciona o TNT como canal com maior audiência na TV por assinatura, com média +140% superior ao segundo colocado. Durante os jogos ao vivo da Champions, além de conquistar a primeira posição na TV paga, o TNT lidera a categoria de esportes com audiência 500% superior em relação aos concorrentes do mesmo gênero.
Apenas nesta temporada, os jogos ao vivo da Champions na TV paga já foram vistos por mais de 5,2 milhões de pessoas diferentes. O sucesso também é refletido no streaming. A final da edição 2021/22, entre Liverpool e Real Madrid, foi transmitida pelo HBO Max e bateu recorde de audiência da competição na plataforma, atingindo 767 mil visualizações.
- A gente consegue uma comercialização incrível com a Champions, tem muitos parceiros importantes, relevantes no mercado que querem se associar a TNT Sports. Atualmente, a gente tem a Champions na TV paga e no streaming, mas ela acontece muito no nosso ambiente digital também. A gente é líder de engajamento esportivo no Brasil e a Champions tem uma grande contribuição nisso - disse Vieira.
A Warner Bros. Discovery é, inclusive, uma das empresas na disputa pelos direitos do próximo ciclo de transmissão da Champions League. As negociações estão na reta final e devem ter uma definição nas próximas semanas. Além da empresa americana, Globo e SBT estão entre os players interessados em transmitir as partidas do torneio.
Cobertura ampliada do Campeonato Paulista
Outro produto de destaque da Warner no mercado brasileiro é o Paulistão. A empresa assegurou os direitos de transmissão do torneio para o período entre 2022-2025 e aproveita para realizar testes entre as plataformas. Em 2022, os jogos foram exibidos apenas no serviço do HBO Max. Em 2023, a cobertura foi ampliada e incluiu a transmissão de jogos no TNT, canal de TV por assinatura. Segundo Vieira, essa será a estratégia para os próximos anos.
- O Paulista é um produto muito bem trabalhado do ponto de vista de marca e da qualidade de jogo. Na prática, é um campeonato nacional porque tem grandes clubes de torcidas nacionais. A gente viu isso nos números desde o primeiro campeonato. E no nosso caso, a gente está numa empresa que tem muitos negócios, com uma gama de conteúdos muito amplos, e a gente tem a oportunidade de explorar os nossos direitos em muitos ambientes, em muitas telas. E eu acho que o Paulista, neste segundo ano, que é a consolidação do produto dentro da companhia, a gente teve uma combinação ótima entre o público de TV paga e o público de HBO Max. A gente teve números incríveis com a competição nos dois lugares - disse Vieira, antes de completar:
- O Paulistão tem uma relevância hoje, em termos de público e audiência, que se compara a Champions. Obviamente com um produto diferente, um produto local, é um produto que tem menos meses. Estamos super satisfeitos. Essa vai ser a estratégia da da do Paulistão daqui pra frente.
NBA segue a mesma lógica
Desde 2021, a Warner é uma das responsáveis por transmitir a NBA para o público brasileiro. O acordo é fruto de uma parceria com a Budweiser, que é detentora de um pacote de jogos. A cobertura que começou no ambiente digital, no Youtube, agora também está presente na TV por assinatura, em uma estratégia da empresa de ampliar a conversa com o público.
- A NBA nos procurou em algum momento para a gente tentar encontrar um modelo que ampliasse a conversa em torno desse pacote de jogos, mas no final que nós conseguíssemos trabalhar com NBA para alcançar mais gente, alcançar mais público, contar mais histórias, personagens… No primeiro ano, a gente fazia os jogos no YouTube e conseguiu criar uma conversa legal com a comunidade do basquete. Mas para a gente era interessante também poder conversar com o outro público. A gente tem um negócio muito forte na TV paga, com foco em esportes na TNT e Space. E para a NBA, nesta temporada, foi interessante também que a gente fizesse uma transmissão no mundo digital, ali dentro do YouTube, e uma transmissão na TV paga.
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