O Campeonato Brasileiro inicia neste fim de semana com holofotes voltados para o campo e bola, mas também para os uniformes dos clubes. Ao todo, os 20 times da Série A somam 134 patrocinadores espalhados pela camisa, shorts e meião. O líder do ranking é o Santos, que exibe 11 marcas no uniforme nos dias de jogo.
O levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao L!Biz, considera as empresas que pagam para estampar as marcas nos uniformes dos clubes e também os fornecedores de materiais esportivos, mas não leva em conta outros tipos de patrocínios, como exposição em placas de publicidade ou em uniformes de treino, por exemplo. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes.
Enquanto o Santos é o clube com maior número de patrocinadores no uniforme, o Botafogo aparece no outro extremo do ranking, com apenas duas marcas expostas (Champion e Parimatch). A Reebok se juntará ao grupo nas próximas semanas. Vale destacar que este número relativamente baixo é fruto de uma opção de John Textor, sócio majoritário da SAF do Alvinegro, desde o início de 2022.
O Fortaleza é outro clube que merece destaque. Em 2022, o clube era o líder do ranking e chegava a expor 17 marcas no seu uniforme nos dias de jogo. Para o início do Brasileirão 2023, o número de patrocinadores caiu pela metade. O motivo é uma mudança de estratégia do Tricolor, que agora busca dar mais destaque aos parceiros em troca de acordos mais valiosos individualmente. O clube fechou, inclusive, o maior patrocínio da sua história com o site de apostas Novibet.
- A gente quer a camisa cada vez mais limpa. Somos muito gratos a todos os patrocinadores que tiveram conosco ao longo dos anos. Terminaram alguns contratos, e a gente optou por focar em um patrocinador que viesse com mais força e valores ainda maiores. A ideia é deixar a camisa com menos marcas e com mais destaque a quem faz o patrocínio máster - disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, com exclusividade ao LANCE!.
Domínio do setor de apostas esportivas
Não é novidade que o setor de apostas esportivas domina o mercado de patrocínio do futebol brasileiro. E no Brasileirão 2023 não será diferente. Dos 20 clubes, apenas o Cuiabá não tem nenhum acordo comercial com empresas deste segmento. O Palmeiras é um caso específico: o clube tem parceria com a Betfair para o futebol feminino, mas não para o masculino.
A maior parte dos clubes, inclusive, tem casas de apostas como patrocinadores máster. Este é o espaço mais nobre do uniforme e o que rende os maiores valores em termos individuais. Atualmente patrocinado pela Pixbet, o Santos negocia a rescisão do contrato para assinar com outra empresa do setor, a Blaze.
Patrocínios máster de sites de apostas na Série A:
América-MG - Estrela Bet
Athletico-PR - Esportes da Sorte
Atlético-MG - Betano
Bahia - Esportes da Sorte
Botafogo - Parimatch
Cruzeiro - Betfair
Fluminense - Betano
Fortaleza - Novibet
Goiás - Esportes da Sorte
Santos - Pixbet
São Paulo - Sportsbet.io
Vasco - Pixbet
Os oito clubes sem sites de apostas como patrocinadores máster são: Corinthians (NeoQuímica), Coritiba (Neodent), Cuiabá (Drebor), Flamengo (BRB), Grêmio (Banrisul), Inter (Banrisul), Palmeiras (Crefisa) e Red Bull Bragantino (Red Bull).