Com meta de R$ 13 bilhões em patrocínios, Fifa anuncia novos acordos para ciclo da Copa 2026
Fifa anuncia duas novidades em uma semana: chegada da Unilever e renovação do McDonald's
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A Fifa anunciou, em um espaço de uma semana, novos acordos de patrocínio com duas empresas gigantes: Unilever e McDonald´s. Com a proximidade da Copa do Mundo Feminina, as duas marcas garantiram o posto de parceira comercial da entidade para todo o ciclo até o Mundial de 2026, nos Estados Unidos. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes de cada acordo.
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Cabe destacar que o orçamento da Fifa para o ciclo de 2023-2026 prevê um faturamento total de US$ 2,7 bilhões (R$ 13,4 bilhões, na cotação atual) apenas com a venda de direitos de marketing. Esta é a terceira maior linha de receita da Fifa, atrás dos direitos de transmissão e da bilheteria/hospitalidade.
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De acordo com a entidade, 21% do montante previsto em patrocínios já estava garantido em contratos assinados antes de 31 de dezembro de 2022. Os novos contratos com Unilever e McDonald´s ampliam este percentual.
- A nova estrutura de parceria comercial global da FIFA e a gama de pacotes oferecem mais opções e flexibilidade para as empresas se conectarem com o futebol global e o maiores eventos culturais do planeta, permitindo que as marcas assumam parcerias dedicadas ao futebol feminino ou esports/gaming - explica a Fifa em comunicado sobre o orçamento do período.
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Unilever terá foco na Copa do Mundo Feminina
A Fifa acertou um acordo de patrocínio com as marcas de cuidados pessoais da Unilever até 2027. O acerto envolve as marcas Rexona, Dove, Lifebuoy e Lux, e engloba a Copa do Mundo Feminina 2023, a Copa do Mundo Masculina 2026 e ainda as finais do Fifae, torneio de e-Sports do órgão que comanda o futebol mundial.
De acordo com a Fifa, esta é a primeira vez que a entidade será patrocinada por marcas de cuidados pessoais nas três esferas (feminino, masculino e e-Sports). O maior foco, no entanto, será no futebol feminino.
Pelo contrato, Unilever e Fifa trabalharão em conjunto em uma série de iniciativas para ajudar a acelerar o Programa de Desenvolvimento do Futebol Feminino da entidade, criado para oferecer maiores oportunidades para mulheres e meninas em escala global. A Unilever fornecerá financiamento, recursos humanos e apoio para programas de desenvolvimento personalizados para aproveitar o aumento do interesse em torno da modalidade.
- Trabalhando com a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023, nossas marcas se conectarão com um público enorme e altamente engajado. Esta é uma oportunidade e tanto para envolver um público crescente de torcedores de futebol feminino, demonstrar relevância e construir o poder da marca, promovendo a igualdade de gênero nos esportes e apoiando as futuras gerações de atletas do sexo feminino - disse Fabian Garcia, presidente da área de cuidados pessoais da Unilever.
McDonald´s renova parceria de 30 anos e volta aos EUA
O segundo acordo de patrocínio não é uma grande novidade. A Fifa apenas renovou a parceria comercial que existe desde 1994 com o McDonald’s. O novo contrato foi assinado até 2026, o que fará com que a rede de fast-food siga como "restaurante oficial" da Copa do Mundo Masculina de 2026 e também do Mundial Feminino, que terá início daqui pouco mais de dois meses, na Austrália e na Nova Zelândia.
Além de garantir visibilidade nas placas de led em volta dos gramados, o McDonald’s também terá direitos exclusivos de nomeação para o Troféu Fair Play, que é concedido ao time com o melhor histórico de fair play nas competições organizadas pela Fifa. Além disso, ainda desfrutará de uma variedade de oportunidades de ingressos e hospitalidade.
- A mágica do nosso negócio é a iconicidade global combinada com os fãs locais, e não há momentos globais maiores para comemorar com nossos fãs em todo o mundo do que esses dois torneios - afirmou Morgan Flatley, vice-presidente executivo, diretor de marketing global e diretor de novos empreendimentos comerciais do McDonald’s.
Parceiros desde 1994, quando o Mundial foi disputado pela primeira vez nos Estados Unidos, McDonald’s e Fifa se reencontrarão novamente no país, já que a Copa de 2026 terá os EUA como sede ao lado de Canadá e México. De acordo com o site britânico SportBusiness, a rede de fast-food pagou cerca de US$ 90 milhões pelo patrocínio no ciclo que terminou na Copa do Catar 2022. Os valores do novo contrato não foram divulgados.
A Fifa tem outros três patrocinadores na mesma categoria em que está inserido o McDonald’s. São eles: Adidas, Coca-Cola e Grupo Wanda. As três marcas já têm contratos assinados até o Mundial de 2030.
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