Com milhões de praticantes, Skate cresce no Brasil e gera impacto bilionário
Modalidade está entre as que mais cresceu no Brasil nos últimos anos
- Matéria
- Mais Notícias
O skate rompeu barreiras e chega a este 27 de outubro, Dia Nacional da Skate, como uma das principais modalidades esportivas do país. Segundo a Confederação Brasileira de Skate, o Brasil possui atualmente mais de 8,5 milhões de praticantes.
Relacionadas
Apesar de ter passado anos com seus atletas sendo marginalizados, sofrendo com falta de incentivo e baixos investimentos, o esporte conseguiu se consolidar e hoje movimenta uma indústria que gera R$ 1 bilhão por ano.
O Brasil é a pátria de alguns dos principais nomes do esporte na atualidade. Nos Jogos Olímpicos, por exemplo, foram cinco medalhas entre as duas edições em que o skate esteve presente:
- Tóquio 2020: 3 medalhas de prata - Rayssa Leal (Street), Kelvin Hoefler (Street) e Pedro Barro (Park)
- Paris 2024: 2 medalhas de bronze - Rayssa Leal (Street) e Augusto Akio (Park)
Rayssa é um dos grandes destaques dessa geração e uma inspiração para as crianças que gostam do esporte. Aos 16 anos, ela tem já tem em sua galeria, além das conquistas olímpicas, títulos de campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2023, do X Games, do Circuito Mundial, da SLS Super Crown, etc.
Mas ela, claramente, não é a única. A lista de talentos brasileiros brilhando no skate, seja no Street ou no Park, é longa: Dora Varella, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Pedro Barros, Lugi Cini, Gabi Mazetto, Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Pâmela Rosa, Augusto Akio, Leticia Bufoni, Gui Khury, Yndiara Asp, entre outros.
O crescimento do Brasil nesse cenário tem se refletido também no aumento da quantidade de campeonatos de disputados no país. Em 2024, por exemplo, São Paulo receberá pelo terceiro ano consecutivo o SLS Super Crown World Championship.
Já, na semana passada, foi a vez do Rio de Janeiro receber mais uma vez uma etapa do STU Pro Tour, que contou diversas estrelas brasileiras e internacionais.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Inspirando novas gerações
Os bons resultados dos atletas brasileiros, o espaço que o esporte vem ganhando nas telas e o interesse cada vez maior de patrocinadores estão impulsionando o surgimento de novas gerações de skatistas.
Um dos grandes exemplos dessa nova geração é Carol Suzaki, que, com apenas 9 anos, já desponta como um dos principais nomes do futuro do skate nacional.
Com o apoio da patrocinadora Ursofrango, Carol vai competir na última etapa do Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding 2024 Sub-16, em Natal, no Rio Grande do Norte, em dezembro.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias