Na próxima segunda-feira (28), o mundo vai conhecer o ganhador do troféu Bola de Ouro de 2024, dado pela revista France Football. O prêmio é uma honraria concedida ao jogador escolhido como o melhor da temporada e tem entre os favoritos deste ano o brasileiro Vini Jr.

A peça que será entregue ao vencedor é produzida em Paris pela Maison Mellerio. A renomada joalheria é responsável pela confecção da Bola de Ouro desde o primeira edição, realizada em 1956. Ela pesa cerca de 5 kg e tem 31 centímetros de altura.

Como é feita?

Apesar do nome, o troféu não é feito de ouro maciço. A bola é composta por duas meias esferas de latão, que são soldadas. O ourives cria uma abertura na parte inferior para que ela possa ser encaixada na base. Essa base é um bloco de pirita, mineral conhecido como "ouro de tolo" e que, apesar da aparência, possui baixo valor de mercado.

No passo seguinte, a bola passa para o cinzelador que a preenche com material semelhante ao cimento para ajudar no processo de entalhe da representação dos 32 "gomos". Essa etapa requer tamanha precisão, que costuma levar cerca de 15 horas para ser concluída.

Aí então, a peça é polida, e são gravados nela o nome do ganhador, o logotipo da revista France Football e o ano da edição. Depois, a esfera é banhada com uma fina camada de ouro 18 quilates e passa à etapa final, que é o encaixe da bola em sua base.

No total, o processo de fabricação do troféu leva quase 100 horas, e o trabalho costuma ser iniciado seis meses antes da data da premiação.

Quanto vale a Bola de Ouro?

Segundo publicações internacionais, como o jornal britânico The Sun, a peça vale cerca de 2,4 mil euros, ou seja, aproximadamente R$ 14,7 mil na cotação atual. No entanto, se levados em conta o prestígio e o significado, seu valor de mercado é estimado em 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões na cotação atual).

Produção da Bola de Ouro (Foto: Digulgação/Ballon D'Or)