Como Vini Jr virou o ‘queridinho’ das marcas perto da Copa do Mundo
Acumulando grandes atuações com a camisa do Real Madrid e da Seleção, atacante tem imagem positiva no mercado e vira alvo de empresas a 60 dias do Mundial no Qatar<br>
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Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido pelos fãs do futebol mundial por um apelido: Vini Jr. O craque brasileiro, de apenas 22 anos, vive grande fase dentro de campo - sendo uma das grandes apostas da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo no Qatar e referência dos torcedores merengues do Real Madrid. Mas é do desempenho fora das quadras que essa matéria conta. O sucesso com a bola traz retornos positivos também para fechar contratos publicitários com grandes marcas. Vini usa a mesma leveza que tem ao driblar os adversários, para conquistar o público e se consolidar como xodó dos jovens torcedores (e, com isso, das grandes empresas).
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Com os holofotes virados pra si, Vini Jr. firmou recentemente novos acordos para explorar sua imagem. O sorriso do menino criado em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, agora estampa os anúncios de ao menos seis empresas gigantescas em diferentes nichos: Casas Bahia, Bet Nacional, Vivo, Nike, Dolce Gabana e Gagá Milano.
+ OPINIÃO: O problema não são as danças, o problema é o Vini Jr
A explicação do mercado é simples: o brasileiro se enxerga em Vinícius. Pelo menos é o que afirma Bernardo Pontes, gestor esportivo formado pela ESPM/RJ e com MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan:
— Vini Jr representa bem o povo brasileiro. A jornada do herói. O jovem que saiu de uma comunidade no Rio, conquistou primeiro o coração da maior torcida do Brasil, pra depois brilhar no maior time do mundo. Vini Jr é alegria no rosto e irreverência com os pés. Desde já entendeu seu papel como referencia para muitos jovens, visto que um dos projetos que ele tem com muito carinho é seu Instituto Vini Jr, onde apoia escolas públicas através de novos modelos de ensino e aprendizagem.
Vini Jr, inclusive, é um nome adaptado em 2020 após uma análise de marca feita em cima do atleta. Até aquele ano o atleta utilizava o nome completo, sem qualquer abreviação. Vinícius Junior era o que se lia estampando os uniformes, tanto nos tempos de Flamengo quanto no início da trajetória no Real Madrid. O jogador optou por seguir uma recomendação técnica de agências de publicidade e alterou o nome que usa nas camisas de jogo e nas redes sociais.
+ Hashtag em apoio a Vinicius Junior atinge marca impressionante
A alteração seguiu uma linha de estudo de que era difícil pronunciar o nome Vinícius entre os catalães e até mesmo em outros países europeus. Há também um olhar futuro para o mercado asiático, como China e Japão, onde o estafe do atacante já tem planos para o longo prazo — e por isso a alteração para Vini.
— Fazendo uma análise do atleta, sem interessar o clube em que ele joga, acho que a mudança pode ser positiva se ela vier trabalhada com uma ideia de sustentação para as redes sociais e imprensa. Não adianta só pedir para mudar o nome. Deve haver por trás uma estratégia de branding, de mudança de marca, que vai vir apoiada em diversas propriedades de comunicação e comerciais que esse atleta dialogue — complementa Renê Salviano, dono da agência de marketing esportivo Heatmap.
+ Vini Jr estrela campanha de gigante do varejo brasileiro
Em julho, ao firmar acordo com a Bet Nacional, a empresa corroborou com a tese que procurava usar a imagem do jogador como um espelho a dos torcedores brasileiros.
— Nosso conceito é "a bet dos brasileiros é a bet do Vini Jr.". Queremos mostrar que você pode apostar no Brasil, na bet dos brasileiros. O Vini Jr. acreditou em si desde o início, mesmo quando muitos desconfiaram e hoje ele é considerado um dos melhores jogadores do mundo — contou Newton de Oliveira Neto, sócio-diretor da agência de publicidade Lean Performance Criativa e CMO da NSX Sportsbetting Ecosystem, plataforma da Betnacional.
Para muitos torcedores, Vini Jr é mais carismático do que Neymar, por exemplo. A estrela brasileira, no entanto, ainda está em outra prateleira do mercado segundo especialistas.
— A questão é que a precificacão do Neymar é relativamente superior ao do Vini Jr, por isso, parece que o Vini tem feito mais publicidade. Só que aí estamos comparando produtos de prateleiras diferentes. O Vini Jr, está numa fase inicial desse relacionamento com o mercado publicitário. O NJr está mais do que consolidado — reforça Bernardo Pontes.
Fundador do Esporte Interativo e especialista em marketing no mundo esportivo, Fábio Medeiros "Kbrall", aponta que o momento é de destaque total para Vini, mas a comparação ainda soa como uma tese e não uma "verdade absoluta".
— Não sei se hoje ele já é mais forte que o Neymar (na publicidade), ainda mais com Copa chegando e o Ney sendo nossa esperança do Hexa. Acho que existe uma bolha de formadores de opinião que é super crítica ao Neymar, mas não acho que isso já seja uma verdade absoluta. O que não tira em nada o mérito do Vini Jr, claro.
RACISMO RECORRENTE
Vini já foi alvo de racismo desde que começou a ganhar espaço no futebol profissional. O caso mais recente aconteceu neste mês. No Chiringuito Show, programa da Espanha, o jornalista Pedro Bravo disse que se o brasileiro quisesse "dançar samba" teria que voltar ao Brasil. E foi além: "Aqui (na Espanha, ele) tem que respeitar seus companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice".
A fala deu início ao movimento #BailaViniJr. O apresentador se retratou pelas redes sociais depois da repercussão do caso.
— Quero esclarecer que a expressão 'macaquice' que usei mal para descrever a dança de comemoração do gol de Vinicius foi feita metaforicamente (fazer coisas estúpidas). Como minha intenção não era ofender ninguém, peço sinceras desculpas. Sinto muito — disse.
A Casas Bahia saiu em defesa do atacante: "O que o Brasil mais quer é ver muitos gols, você bailando e conquistando o mundo", tuitou a companhia, que tem o atacante como garoto-propaganda.
Kbrall reforça que a luta contra o racismo, algo vivido por muitos brasileiros, conecta ainda mais Vini aos torcedores:
— Hoje ele virou um xodó da molecada. É jovem, ousado e conectado. Ainda é campeão da Champions com gol do título. E causas como essa do anti-racismo colocam ele em destaque, nada mais do que o merecido.
RENOVAÇÃO ASSINADA COM O REAL MADRID
O Real Madrid entrou em acordo com Vini Jr pela renovação de contrato até 2027, segundo informação do jornalista Fabrizio Romano e confirmada pelo LANCE!. A assinatura de contrato já foi feita, porém, as partes ainda não divulgaram oficialmente o acordo.
De acordo com o diário "Marca", Vini Jr recebe cerca 4 milhões de euros anuais (R$ 21 milhões). Ao assinar o novo acordo, ele passa a receber cerca de 10 milhões de euros (R$ 53 milhões) por ano.
O camisa 20 se tornou um dos grandes protagonistas do elenco merengue na última temporada. O atacante fez o gol do título da Champions League e, em 52 partidas disputadas, anotou 22 gols, além de 20 assistências. Na atual temporada, Vini Jr já soma cinco gols e quatro assistências em nove jogos disputados.
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