Copa do Mundo: entenda como restrição de cerveja pode afetar relação de Fifa e Budweiser
Patrocinadora do evento, marca de cerveja tem contrato milionário com organizadora e não poderá vender bebidas alcóolicas no entorno dos estádios
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A dois dias do início da Copa do Mundo, as autoridades do Qatar restringiram ainda mais o consumo de cerveja durante o torneio. O acordo que previa a venda de álcool no entorno dos oito estádios foi cancelado para surpresa de torcedores e da Budweiser, parceira da Fifa e patrocinadora do evento. A mudança de última hora pode, inclusive, afetar a relação de 36 anos entre a marca e a entidade.
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O principal motivo é econômico. A Budweiser paga cerca de US$ 75 milhões (cerca de R$ 400 milhões) para se associar à Copa do Mundo a cada quatro anos. Neste contrato, a empresa garante exclusividade de vendas e tem a obrigação de fornecer grandes quantidades de cerveja para os parceiros e convidados da Fifa.
A mudança repentina nas vendas de álcool na Copa do Mundo deve representar um grande prejuízo para a Budweiser. Além de deixar de ganhar com as vendas diretas, a empresa terá que destinar esforços para transferir parte do material que já havia sido enviado ao Qatar. Durante a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, por exemplo, a Budweiser vendeu 3,2 milhões de cervejas.
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A empresa se pronunciou nas redes sociais com uma breve mensagem ("Bem, isso é estranho"), mas apagou em seguida. De acordo com a imprensa internacional, há a possibilidade da Budweiser processar a Fifa por quebra de contrato.
Além disso, a situação no Qatar acontece justamente na época em que as partes negociam os detalhes para uma possível renovação de contrato. A Budweiser é parceria da Fifa desde 1986 e tinha interesse em manter o patrocínio para as próximas Copas. Os resultados de vendas no Qatar podem influenciar neste negociação.
Entenda as restrições de cerveja na Copa do Mundo
Por questões culturais, e ao contrário de todos os outros países onde a Copa do Mundo já foi realizada, o consumo de bebida alcoólica no Qatar tem severas restrições. No cotidiano do país, apenas alguns restaurantes e hotéis internacionais, podem comercializar a bebida, mesmo assim com limitações.
Após negociações com o governo local, tanto a Fifa quanto o Comitê Organizador haviam anunciado que a venda seria flexibilizada na Copa do Mundo. O plano inicial era vender cerveja nos arredores dos oito estádios três horas antes do início de cada jogo. Entretanto, de acordo com a nova regra, isso agora está proibido.
Com a mudança, a venda de cervejas será restrita à Fan Fest - apenas em uma janela de quatro horas, entre 19h e 1h do horário local. O valor do copo de meio litro segue em torno de R$ 75, ou 50 riais catarianos na moeda local. Somente quem estiver nos camarotes dos estádios poderão usufruir da bebida durante as partidas.
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