Com alcance global muito maior do que qualquer outro esporte, o futebol domina o cenário do marketing esportivo. A superioridade é refletida no relatório anual "State of the Industry" da KORE, divulgado nesta terça-feira, que analisa as tendências em gastos e valor de patrocínio nas redes sociais.
Ao todo, jogadores, times e ligas de futebol têm mais seguidores totais (54%) e engajamento (53%) do que todos os outros esportes somados. As contas de rede social relacionados ao futebol têm, por exemplo, mais de 15 bilhões de seguidores. O basquete aparece em segundo lugar, com 2,5 bilhões de seguidores.
A KORE quantifica o valor do patrocínio nas redes sociais por meio da métrica de Valor de Anúncio Ajustado. Para chegar ao número, o estudo considera a plataforma, o engajamento, o posicionamento, além da clareza de a qualidade promocional das imagens e do texto nas postagens. O levantamento mediu mais de 19 milhões de postagens de atletas, ligas e equipes no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, YouTube, Weibo e VK para ver quais geraram mais valor durante 2022.
Entre os jogadores com maiores valores de patrocínio, Cristiano Ronaldo é o líder isolado com o Valor de Anúncio Ajustado de US$ 123,9 milhões. Com 800 milhões de seguidores e 1,9 bilhão de interações, o craque português é o atleta que mais agrega valor para seus patrocinadores nas redes sociais. Messi e Neymar completam o top 3. Vini Jr, em nono lugar, é o outro brasileiro na lista.
Os atletas com maiores "Valores de Anúncio Ajustado" nas redes sociais:
1. Cristiano Ronaldo - US$ 123,9 milhões
2. Lionel Messi - US$ 93,6 milhões
3. Neymar - US$ 35,2 milhões
4. Virat Kohli (Críquete) - US$ 29,9 milhões
5. Kylian Mbappe - US$ 20,8 milhões
6. Karim Benzema - US$ 17,1 milhões
7. Max Verstappen (Fórmula 1) - US$ 14,8 milhões
8. Sergio Ramos - US$ 13,1 milhões
9. Vinícius Júnior - US$ 13 milhões
10. Carlos Sainz (Fórmula 1) - US$ 12,8 milhões