menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Interesse feminino por automobilismo cresce quase 50% nos últimos 5 anos, diz pesquisa

Levantamento do Ibope Repucom indica que 65 milhões de brasileiros são fãs do esporte no Brasil atualmente

pontuacao_formula1-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraInteresse feminino por automobilismo cresceu quase 50% nos últimos 5 anos, diz pesquisa (Foto: Duda Bairros/AGIF)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 31/10/2024
17:19
Atualizado em 31/10/2024
19:12

  • Matéria
  • Mais Notícias

O automobilismo está atraindo cada vez mais o interesse do público feminino no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope Repucom, o interesse das mulheres pelo esporte aumentou 49% nos últimos cinco anos, passando de 31% das internautas femininas que se diziam fãs da modalidade em 2019 para 46% neste ano.

continua após a publicidade

+ GP de São Paulo: onde assistir e horário da próxima corrida da Fórmula 1

Os dados inéditos da pesquisa sobre os hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes, revelam ainda que a modalidade vive seu melhor momento em volume de fãs da série histórica do estudo.

O esporte ganhou 25 milhões de novos fãs nos últimos cinco anos e, deste número, a maioria (51%) é composta pelo público feminino.

Mas, de forma geral, o automobilismo viu sua popularidade crescer. A pesquisa aponta que, atualmente, 56% dos brasileiros conectados com 18 anos ou mais se declaram fãs de automobilismo, o que corresponde a 65 milhões de internautas.

continua após a publicidade
Stock Car
Doze etapas animam a temporada de do Stock Car (Foto: Victor Eleutério / Stock Car)

Mudança no perfil dos fãs

O Ibope apontou também uma mudança no perfil dos fãs do esporte. Se, em 2019, a modalidade contatava com maior interesse de indivíduos na faixa de 40 a 54 anos e uma certa afinidade com o público acima de 55 anos, hoje o cenário é outro.

Ainda que a faixa de 40 a 54 anos continue sendo a maioria entre os fãs, houve redução na afinidade do público acima de 55 anos e um aumento de interesse entre os mais jovens na faixa dos 30 a 39 anos.

continua após a publicidade

Além disso, embora os homens continuem com a maior participação entre os fãs (57%), a participação feminina registrou um avanço.

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

Fórmula 1

Segundo a pesquisa, a Fórmula 1 atingiu, em 2024, seu melhor momento histórico em volume de fãs: 51% de brasileiros conectados ou 60 milhões de indivíduos afirmam ter interesse na principal modalidade do automobilismo internacional.

E, assim como o automobilismo como um todo, a Fórmula 1 também vive um movimento de rejuvenescimento dos fãs e aumento na preferência e participação feminina nos últimos cinco anos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias