O automobilismo está atraindo cada vez mais o interesse do público feminino no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope Repucom, o interesse das mulheres pelo esporte aumentou 49% nos últimos cinco anos, passando de 31% das internautas femininas que se diziam fãs da modalidade em 2019 para 46% neste ano.
Os dados inéditos da pesquisa sobre os hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes, revelam ainda que a modalidade vive seu melhor momento em volume de fãs da série histórica do estudo.
O esporte ganhou 25 milhões de novos fãs nos últimos cinco anos e, deste número, a maioria (51%) é composta pelo público feminino.
Mas, de forma geral, o automobilismo viu sua popularidade crescer. A pesquisa aponta que, atualmente, 56% dos brasileiros conectados com 18 anos ou mais se declaram fãs de automobilismo, o que corresponde a 65 milhões de internautas.
Doze etapas animam a temporada de do Stock Car (Foto: Victor Eleutério / Stock Car)
Mudança no perfil dos fãs
O Ibope apontou também uma mudança no perfil dos fãs do esporte. Se, em 2019, a modalidade contatava com maior interesse de indivíduos na faixa de 40 a 54 anos e uma certa afinidade com o público acima de 55 anos, hoje o cenário é outro.
Ainda que a faixa de 40 a 54 anos continue sendo a maioria entre os fãs, houve redução na afinidade do público acima de 55 anos e um aumento de interesse entre os mais jovens na faixa dos 30 a 39 anos.
Além disso, embora os homens continuem com a maior participação entre os fãs (57%), a participação feminina registrou um avanço.
Fórmula 1
Segundo a pesquisa, a Fórmula 1 atingiu, em 2024, seu melhor momento histórico em volume de fãs: 51% de brasileiros conectados ou 60 milhões de indivíduos afirmam ter interesse na principal modalidade do automobilismo internacional.
E, assim como o automobilismo como um todo, a Fórmula 1 também vive um movimento de rejuvenescimento dos fãs e aumento na preferência e participação feminina nos últimos cinco anos.