menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Esportes olímpicos: divulgação de retorno financeiro pode atrair mercado

Especialistas defendem que a divulgação de dados pode ajudar a atrair patrocínio para atletas e clubes

000_367Q9XT-scaled-aspect-ratio-512-320

Ginastas brasileiras conquistaram medalha inédita em equipe nas Olimíadas de Paris. (Photo by Lionel BONAVENTURE / AFP)

Lance! - 10/10/2024 - 19:01

Lance! - 10/10/2024 - 19:01

O baixo investimento em esportes olímpicos no Brasil e a dificuldade que os atletas enfrentam para conseguir encontrar patrocinadores são motivo de debate, principalmente, em ano de Olimpíada. Mas há setores que têm se empenhado para mudar esse cenário e conscientizar o mercado sobre a importância de investir nesse tipo de esporte.

Atualmente, os investimentos costumam surgir, por exemplo, de empresas que investem por engajamento pessoal de seus donos, não por ação pragmática da empresa, e, em quase todos os casos, para atletas que já conseguiram conquistar medalhas e troféus. Para Fabiana Bentes, fundadora e presidente do Instituto Sou do Esporte, essa ordem precisa ser alterada.

- Ainda temos no Brasil uma cultura do investimento a curto prazo. Primeiro você ganha medalha e depois você ganha o patrocínio. Tem que ser uma Rebeca Andrade para despertar interesse. Mas a gente não quer uma Rebeca, a gente quer muitas Rebecas e muitas param por falta de investimento. E não é só uma questão social, é uma questão das empresas perceberem que esse apoio também dá retorno para elas - explica Fabiana.

O desafio está, então, em fazer os agente do mercado compreenderem que o investimento nos esportes olímpicos é um bom negócio, que contribuem, não só para a sociedade, mas também para a empresa investidora, gerando retorno comercial e reputacional.

- O nosso esporte número um, o futebol, tem um apelo, tem uma mídia muito bem estruturada, todos sabem o retorno que ele dá. Mas existe um volume de esportes, que são a maior parte, que têm carência de informação. Então, a gente acredita que vamos conseguir mudar esse cenário trazendo maior visibilidade para os números desses esportes, maior transparência, mostrando como se ter uma estruturação de um projeto que tenha a capacidade de buscar dinheiro na iniciativa privada e também mostrando à iniciativa privada que, quando uma empresa investe, vale a pena não só pra a imagem como também para a transformação social e para a parte econômica - afirma José Ronaldo Rocha, sócio da EY.

Com o propósito de mudar a visão do mercado sobre o investimento nos esportes olímpicos, demonstrando o nível de retorno desses esportes, quais estratégias são mais bem recebidas por cada região do país e quais são os impactos sociais, o Instituto Sou do Esporte e a EY estão desenvolvendo o chamado PIB do Esporte.

- Esse é um projeto de análise, pela primeira vez, de todo o ecossistema dos esportes, e não centralizado em apenas uma ou duas modalidades, para que essas empresas possam ver a importância de investir no esporte, o retorno que isso pode dar. Estamos trabalhando nele há cinco meses e devemos terminar no final desse ano, início do ano que vem - afirma Fabiana.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados

Mais Notícias

Ver Mais
email icon

Sucesso!

Em breve, você receberá as últimas atualizações com notícias sobre o mundo dos esportes, no seu e-mail.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!