menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Exclusivo L!Biz: quais são as expectativas esportivas dos dirigentes brasileiros para 2023

Veja as pretensões dos clubes para as principais competições nacionais na atual temporada<br>

Arte expectativas esportiva

Dirigentes revelam pretensões para dentro de campo em 2023 (Arte: João Henrique Borges/LANCE!)

Lance! - 20/03/2023 - 12:59

Lance! - 20/03/2023 - 12:59

O LANCE!Biz dá sequência, nesta segunda-feira, à publicação da pesquisa exclusiva sobre o que pensam os dirigentes do futebol brasileiro. Desenvolvida pela Pluri Consultoria, a Pesquisa de Expectativas dos Dirigentes Brasileiros (PEDB) entrevistou, por amostragem e com garantia de anonimato, representantes das três principais divisões do país entre 9 e 21 de janeiro. A última parte, sobre as SAFs nos clubes, você pode ler neste link.

A pesquisa mostra o pensamento médio dos homens e mulheres que comandam o futebol do país. São pessoas que administram clubes que representam mais de 90% da torcida brasileira. O LANCE! publicará o estudo em cinco capítulos para facilitar a compreensão dos torcedores.

Nesta terceira parte, foram analisadas as expectativas esportivas dos dirigentes do futebol brasileiro para a temporada de 2023. O desempenho será melhor que o do último ano? Quais títulos eles esperam conquistar? Confira mais detalhes abaixo.


Expectativas em relação à temporada de 2022

Em comparação com a temporada anterior, os dirigentes esperam, em sua maioria, um cenário de estabilidade ou otimismo, sendo cada um com seu horizonte de alcance real. Foram 48% os dirigentes ouvidos pela pesquisa que responderam esperar um rendimento estável em relação a 2022. Por outro lado, 47% estão otimistas ou muito otimistas. Apenas 5% dos entrevistados se dizem pessimistas para a temporada 2023.

Otimismo por título no Campeonato Estadual

Apesar de serem considerados de pouca (29%) ou nenhuma (9%) importância pelos entrevistados, os Campeonatos Estaduais são aqueles que mais despertam otimismo por título entre os dirigentes. Quase todos (90%) entendem que os clubes que representam vão disputar tais títulos.

Este cenário é um retrato da disparidade das competições pelos país: em vários Estaduais, clubes da elite nacional acabam dividindo espaço com equipes de menor investimento. Isso faz com que os grandes, mesmo sem priorizar a competição, disputem o título naturalmente.

A queda de interesse pelos Campeonatos Estaduais, inclusive, é alvo de discussão nos últimos anos. Principal detentora de direitos do futebol brasileiro, a Globo não transmite mais os jogos do Cariocão e do Paulistão na TV Aberta, por exemplo. A emissora, no entanto, reconhece a importância dos torneios e justifica as mudanças por uma questão de hierarquia com outras competições.

- Os Estaduais tem aspectos relevantes para o futebol brasileiro, como a rivalidade regional e a oportunidade de título para muitos clubes. Essa constatação não impede reconhecer que há uma hierarquia de peso em favor de competições nacionais e internacionais. Há de se fazer opções diante do que se apresenta. É a vida. E note que Globo exibe esse ano os 3 principais torneios para qualquer torcedor brasileiro: Série A, Libertadores e Copa do Brasil. Fora isso, muitos outros eventos incluindo a maior e melhor cobertura de diversos estaduais, incluindo o Paulistão via Premiere - disse Fernando Manuel Pinto, diretor da Globo, ao LANCE!.

Copa do Brasil é tratada com cautela pelos dirigentes

A Copa do Brasil, por outro lado, não desperta tanto otimismo dos dirigentes brasileiros. Considerando a amostragem geral da pesquisa, apenas 24% consideram seus clubes favoritos ao título do torneio mata-mata. A ampla maioria (76%) acredita que participará da Copa do Brasil sem grande pretensões.

O formato da competição ajuda a explicar este cenário. Ao todo, 92 clubes participam da Copa do Brasil em sistema de mata-mata. Vale destacar que as equipes da Libertadores também disputam o torneio, o que aumenta ainda mais a competitividade a partir da terceira fase. Ainda asssim, o sistema eliminatório permite que equipes com um bom time - e não necessariamente com um bom elenco - possam sonhar com o título.

Acesso, título ou vagas internacionais: as expectativas para o Brasileirão 2023

Os resultados sobre as expectativas para o Brasileirão 2023 podem ser divididos em duas partes: (1) entre os clubes da Série A e (2) entre os clubes das Séries B e C. No primeiro grupo, a maioria dos dirigentes (64%) acredita que seus clubes brigarão por acesso a competições internacionais. Apenas 27% têm expectativa no título, enquanto 9% esperam brigar contra o rebaixamento.

Ao considerar apenas os dirigentes dos clubes das Séries B e C, o resultado é unânime: todos os entrevistados colocam a "briga para subir de divisão" como objetivo principal para o Brasileirão 2023. As opções "apenas participação" ou "não ser rebaixado" não foram votadas.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados

Mais Notícias

Ver Mais
email icon

Sucesso!

Em breve, você receberá as últimas atualizações com notícias sobre o mundo dos esportes, no seu e-mail.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!