Na corrida por visibilidade e novos clientes, empresas de diferentes segmentos investem milhões de reais para estampar as respectivas marcas nos uniformes dos clubes de futebol. Mas, afinal, qual é o patrocinador mais frequente do futebol brasileiro? Um levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao L!Biz, responde a pergunta.
Para realizar a análise, foram selecionados 36 clubes brasileiros a partir de critérios como tamanho de torcida e receitas anuais (veja a lista ao fim da matéria). Os dados foram coletados até meados de março. Assim, patrocínios anunciados nas últimas semanas não foram considerados.
O levantamento da Pluri aponta que a marca mais presente nos uniformes dos clubes brasileiros é a Unimed. Ao todo, a empresa da área de saúde patrocina 12 times: Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Criciúma, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Paysandu, Remo e Vila Nova.
Em seguida, aparece a marca de relógio Champion Watch, que patrocina nove clubes analisados pela pesquisa. Fornecedora de material esportivo mais presente do futebol brasileiro, a Umbro completa o top 3 com a presença no uniforme de oito equipes.
O estudo também comprova a força atual do segmento de apostas esportivas. Das dez empresas mais presentes nos uniformes, quatro são casa de apostas: Betnacional (6), Pixbet (6), Esportes da Sorte (6) e EstrelaBet (5). Juntas, as empresas patrocinam 23 dos 36 clubes analisados.
CONFIRA O RANKING ABAIXO:
- caso a lista não apareça no seu navegador, clique aqui
Os 36 clubes analisados na pesquisa da Pluri Consultoria
Série A: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.
Série B: Atlético-GO, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Guarani, Juventude, Ponte Pedro, Sport, Vila Nova e Vitória.
Outros: Náutico, Paraná, Paysandu, Remo e Santa Cruz.