menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Fenômeno Wrexham: série de sucesso e acesso à 4ª divisão turbinam finanças do clube de Ryan Reynods

Clubes do País de Gales tem 'boom' de popularidade, atrai patrocinadores globais e consegue voltar última divisão profissional após 15 anos

Wrexham
imagem cameraCom popularidade em alta, Wrexham foi campeão da quinta divisão inglesa (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/04/2023
11:27
Atualizado em 27/04/2023
15:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nunca um time de quinta divisão teve tanto destaque como o Wrexham AFC. Desde de que foi comprado pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney, o clube do País de Gales vive um conto de fadas e chegou ao ápice no último fim de semana com o título da National League e o acesso à League Two, a quarta divisão inglesa, após 15 anos.

O sucesso em campo é reflexo de práticas fora das quatro linhas. Ao assumirem a gestão do clube, os novos donos investiram em contratações, em melhorias de infraestrutura e até mesmo na produção de uma série com bastidores do clube. O resultado foi um "boom" de popularidade e o aumento nas receitas. Abaixo, o LANCE! detalha os fatores que levaram o time de volta ao cenário profissional do futebol inglês.

continua após a publicidade

+ Na 5ª divisão, Wrexham supera gigantes ingleses em engajamento nas redes sociais

Série e redes sociais aumentam popularidade do Wrexham

Terceiro clube mais antigo do mundo ainda em atividade, o Wrexham foi comprado por Ryan Reynolds e Rob McElhenney pelo valor de 2 milhões de libras (cerca de R$ 15 milhões, na cotação da época). A compra aconteceu durante a temporada 2020/21, atraiu atenção internacional ao projeto e foi o ponto de partida para a mudança de rumo do clube.

Um dos primeiros efeitos foi a chegada de patrocinadores de porte global para o modesto time galês. O TikTok, por exemplo, se tornou patrocinador máster em junho de 2021, em acordo válido por duas temporadas. A Expedia, uma das maiores companhias de viagens do mundo, também fechou acordo comercial.

+ Revolução digital e fragmentação dos direitos: o presente e futuro das transmissões esportivas

Outro impacto aconteceu nas redes sociais. Em outubro de 2022, o clube atingiu a marca de 1 milhão de seguidores nos principais canais de mídia digital – TikTok, Twitter, Instagram, Facebook e YouTube. O aumento do interesse coincide com o lançamento da série documental "Bem-vindo ao Wrexham", que mostra bastidores da chegada dos novos donos e do dia a dia do time de futebol.

É possível dizer que a série se tornou um sucesso global, apesar de os números de audiência não se tornarem públicos. A popularidade do clube cresceu especialmente nos Estados Unidos, país natal de McElhenney e atual residência de Reynolds, que nasceu no Canadá. A equipe, inclusive, fará amistosos de pré-temporada em solo americano contra Manchester United e Chelsea.

continua após a publicidade
Ryan Reynolds - Wrexham
Reynolds e McElhenney são os donos do Wrexham (Foto: AFP)

Receita recorde na temporada 2021/22

Além do interesse do público e das empresas, o Wrexham também teve uma mudança no patamar financeiro após a chegada dos novos donos. Em 2021/22, a primeira temporada completa após a compra, o clube registrou um faturamento recorde de quase £ 6 milhões (cerca de R$ 37 milhões). O valor representa um aumento 404% em relação ao ano anterior, que havia sido de £ 1,478 milhão.

As principais fontes de receita do Wrexham foram com Matchday (£ 2,65 milhões), venda de produtos oficiais (£ 1,3 milhão) e patrocínios (£ 1,05 milhão). Ainda assim, cabe destacar que o clube registrou um déficit de £ 2,9 milhões ao fim da temporada 2021/22. O motivo é o aumento considerável nos salários dos jogadores e nos custos do futebol, enquanto o time buscava o acesso para a quarta divisão.

+ Valores justos? Entenda como os sites de apostas enxergam a provável taxação pelo Governo

O balanço financeiro do Wrexham também destaca outros pontos:

- Reynolds e McElhenney emprestaram £ 3,67 milhões ao clube
- Reynolds e McElhenney investiram £ 1,2 milhão na forma de ações
- Foram gastos £ 2 milhões na compra do estádio Racecourse Ground
- Foram gastos £ 1,2 milhão em transferências de jogadores

Neste relatório, não foi incluído o impacto causado pela série "Bem-vindo ao Wrexham", que foi ao ar no segundo semestre de 2022. Estima-se que o clube não ganhe nenhum valor direto pelo documentário. A intenção, na verdade, é usar a exposição global para impulsionar as receitas comerciais do clube, como patrocínio e venda de camisas, por exemplo.

continua após a publicidade
Paul Mullin - Wrexham
Wrexham foi campeão da 5ª divisão inglesa (Foto: Oli SCARFF / AFP)

Quais são os impactos do acesso à 4ª divisão?

O acesso à quarta divisão do futebol inglês turbinará ainda mais as finanças do Wrexham. Antes mesmo de o campeonato começar. Todos os clubes da League Two recebem um pagamento da EFL de cerca de £ 1,1 milhão, referente às receitas de transmissão/patrocínio e ao pagamento anual de solidariedade da Premier League. Este será um aumento significativo em relação ao que o clube galês recebia como membro da National League.

Outros pagamentos de TV podem acontecer se as partidas do clube forem transmitidas ao vivo pela Sky Sports, no Reino Unido. Com a popularidade crescente, o Wrexham deve ter preferência no momento de escolha da emissora. Os valores não são claros, mas podem chegar a £ 100 mil para jogos como mandante e £ 10 mil como visitante. O serviço de streaming da EFL também render mais uma fatia para as finanças.

Espera-se também que disputa da quarta divisão mantenha os altos índices de bilheteria e venda de produtos, importantes fontes de receita do clube. Uma nova arquibancada está sendo construída no Racecourse Ground e aumentará a capacidade do estádio para 15 mil pessoas a partir da temporada 2024/25.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias