Apesar da derrota para a Argentina, a final da Copa do Mundo 2022 quebrou um recorde de audiência na TV francesa. Com uma média de 24,1 milhões de espectadores durante a decisão, o canal TF1 apresentou o maior público da história da televisão no país em todos os tempos.
Em termos de participação, de cada 100 televisores ligados na França, 81 estavam na TF1. O pico de audiência foi de 29,4 milhões de espectadores durante as últimas cobranças de pênaltis. Os dados são da Médiamétrie, empresa especializada nesse tipo de medição. Vale destacar que esta foi a primeira vez em que os números incluíram espectadores que assistiram às partidas em locais públicos, como bares, hotéis e restaurantes
Em termos de comparação, o recorde anterior era da semifinal da Copa do Mundo de 2006, quando a França bateu Portugal por 1 a 0, com gol de Zidane. À época, a partida alcançou uma média de 22,2 milhões de espectadores, com participação de 76,7% na TF1. A final da Copa de 2018 entre França e Croácia, por exemplo, teve uma média de 19,3 milhões de espectadores.
Audiência recorde também na Argentina
A TV pública argentina apresentou uma média de 38,4 pontos de audiência, com um pico de 40,9 points, de acordo com o Ibope. No canal TyC Sports, da TV fechada, a decisão teve 24,6 pontos de média e 25,2 pontos de pico. Isso representou um recorde para a emissora de TV por assinatura.
Os 63 pontos de média (somando TV aberta e fechada) representam 6,3 milhões de televisões ligadas na final da Copa do Mundo. O número exato de telespectadores, no entanto, não foi confirmado.