Manchester City e Inter de Milão se enfrentam neste sábado (10), em Istambul, pela grande final da Champions League.

Destaques:

- Manchester City tem faturamento 137% maior que o da Inter de Milão

- Especialista explica ao L! diferença nas receitas comerciais dos clubes

- Clube inglês também leva a melhor na comparação de seguidores e valor do elenco

Finanças

Se depender do quesito financeiro, o Manchester City é o grande favorito para a decisão deste sábado. De acordo com o tradicional estudo Football Money League, da consultoria Deloitte, o clube inglês é dono do maior faturamento do futebol mundial desde a temporada 2020/21.

Em 2021/22, por exemplo, os Citizens arrecadaram € 731 milhões apenas em receitas recorrentes, sem contar venda de jogadores. A Inter de Milão, no mesmo período, faturou menos da metade: € 308 milhões.

Além da diferença no faturamento total, os clubes apresentam perfis distintos de arrecadação. A principal linha de receitas do Manchester City é a comercial (patrocínios, venda de produtos, etc), enquanto a Inter de Milão tem uma dependência maior das receitas de Broadcast (venda de direitos de transmissão e premiação).

- A diferença de faturamento comercial se deve ao fato do Manchester City jogar a Premier League, que é a liga mais valorizada do mundo. Hoje, o Campeonato Italiano não tem o destaque e a visibilidade comercial de alguns anos atrás. A Premier League é um campeonato em que se gira muito mais dinheiro e é mundialmente visto. Por exemplo, os países asiáticos possuem um número gigante de torcedores de times da Inglaterra, porque as transmissões do futebol inglês para esses países já ocorrem há décadas. Então, se formou uma base muito grande - explica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, empresa especializada em marketing e patrocínio esportivo, ao Lance!.

Força digital

A superioridade do Manchester City também acontece no ambiente digital. Somando as cinco principais redes sociais, o clube inglês tem mais de 128 milhões de seguidores atualmente. Facebook e Instagram representam quase 70% deste total.

A Inter de Milão, por outro lado, tem cerca de 55 milhões de seguidores nas principais redes sociais. Vale destacar a atuação do clube italiano na conta do Tik Tok, que já apresenta mais seguidores do que a do Instagram.

Valores do elenco

A disparidade financeira é refletida nos elencos dos finalistas. De acordo com estudo da Pluri Consultoria, em parceria com o Lance!, os 23 jogadores do Manchester City somam € 1,05 bilhão em valor de mercado. O plantel da Inter de Milão, vale metade: € 527,8 milhões.

Não é surpresa que o Manchester City tenha os jogadores mais valiosos do confronto. O atacante norueguês Erling Haaland lidera o quesito com valor de mercado de € 170 milhões e é seguido por Phil Foden (€ 110 milhões). O atleta mais valioso da Inter de Milão é o argentino Lautaro Martínez (€ 80 milhões).

Manchester City e Inter de Milão são os finalistas da Champions League (Arte LANCE!)