A Deutsche Fussball-Liga (DFL), entidade que controla o futebol alemão, ainda não desistiu de vender parte dos direitos comerciais da Bundesliga e da 2. Bundesliga para investidores estrangeiros. Após duas tentativas fracassadas, o órgão prepara uma terceira proposta para apresentar aos clubes.

De acordo com a agência Reuters, a DFL convidou cinco investidores financeiros para participarem da espécie de um "leilão" e espera faturar até US$ 1,1 bilhão, o que corresponde a R$ 5,4 bilhões na cotação atual.

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Em carta enviada aos 36 clubes das duas principais divisões da Alemanha, o órgão dirigente do futebol profissional do país informou que os potenciais parceiros estratégicos considerados são: Advent International, Blackstone, Bridgepoint, CVC Capital Partners e EQT.

Espera-se que, pelo valor citado acima, os investidores financeiros possam adquirir até 8% de uma empresa de marketing recém-criada, que deterá os direitos televisivos, publicitários e digitais da Bundesliga, por um período de 20 anos.

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Uma Assembleia Geral está marcada para 11 de dezembro, quando os clubes deverão votar sobre o prosseguimento do processo. É necessária uma maioria de dois terços para continuar. 

Por que a DFL quer vender parte dos direitos?

O principal motivo desta iniciativa da DFL é garantir a entrada de novos recursos para manter a competitividade do futebol alemão. De forma geral, a DFL tenta acompanhar a concorrência acirrada de potências europeias como a Premier League e a La Liga, por exemplo.

Na carta aos clubes, a entidade acrescentou que o investimento será importante para fortalecer o seu produto de mídia nacional e a expandir os seus negócios digitais e internacionais.

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Terceira tentativa: agora vai?

Esta é a terceira tentativa da DFL de vender participação nos direitos comerciais da Bundesliga para empresas de private equity. Uma proposta anterior, em maio deste ano não conseguiu ganhar o apoio dos clubes.

Borussia Dortmund em ação durante jogo pela Bundesliga (Foto: Ina Fassbender/AFP)