Na era das SAFs, cresce no futebol brasileiro o debate sobre os valores de mercado de cada clube. Entre os torcedores, surgem dúvidas como: "Quanto vale meu time se ele for vendido?" ou "Por que o rival é mais caro?".
Especializa no mercado esportivo, a consultoria Sports Value calculou o valuation dos 30 maiores times do país com sua metodologia própria (entenda ao fim da matéria).
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
O líder do ranking é o Flamengo, avaliado em R$ 4,5 bilhões - uma valorização de R$ 729 milhões no último ano. Os rivais Palmeiras (R$ 3,6 bilhões) e Corinthians (R$ 3,1 bilhões) completam o top 3 dos times mais valiosos do país.
💰 Os clubes mais valiosos do Brasil em 2023
1. Flamengo - R$ 4,516 bilhões
2. Palmeiras - R$ 3,573 bilhões
3. Corinthians - R$ 3,071 bilhões
4. Atlético-MG - R$ 2,953 bilhões
5. São Paulo - R$ 2,214 bilhões
6. Inter - R$ 2,124 bilhões
7. Athletico-PR - R$ 2,09 bilhões
8. Fluminense - R$ 1,449 bilhão
9. Red Bull Bragantino - R$ 1,187 bilhão
10. Santos - R$ 1,184 bilhão
11. Grêmio - R$ 1,037 bilhão
12. Cruzeiro - R$ 766 milhões
13. Fortaleza - R$ 636 milhões
14. Botafogo - R$ 598 milhões
15. América-MG - R$ 582 milhões
16. Coritiba - R$ 565 milhões
17. Vasco - R$ 503 milhões
18. Sport - R$ 468 milhões
19. Bahia - R$ 459 milhões
20. Atlético-GO - R$ 450 milhões
➡️ Clique aqui para ver o estudo completo!
🤔 Por que o Athletico-PR vale mais que clubes de maior torcida?
Clubes com ativos modernos valem mais. Controlar ativos próprios faz diferença. Mesmo com menores torcidas e menor valor de marca, um estádio é muito representativo no valuation. Ter um CT, estádio novo, elenco valioso tem muito peso na avaliação final.
➡️ Conmebol distribuirá R$ 1,5 bilhão em premiação aos clubes em 2024
📊 Entenda a metodologia da Sports Value
O estudo considera inúmeros fatores para chegar ao valor final de cada clube. Os quatro pincipais pontos analisados são:
1. Ativo circulante (caixa e bancos, aplicações financeiras) e imobilizado (estádio, CT e imóveis)
2. Valor de marca (potencial de mercado, tamanho da torcida, potencial esportivo, receitas...)
3. Ativo inatingível (valor do elenco profissional e o investimento na base)
4. Direitos esportivos e registros (receitas garantidas, inerentes às competições que o clube participa)
Pela metodologia, nenhuma variável isoladamente afeta o resultado da avaliação. As variáveis são complementares para a formação do valor final.
Sports Value calcula os clubes mais valiosos do Brasil (Arte Lance!)