Qual é a premiação para o campeão da Copa do Brasil? E quanto recebe o vice?
Flamengo e São Paulo disputam a partida de volta da final da Copa do Brasil no domingo (24)
- Matéria
- Mais Notícias
Além do reconhecimento esportivo, muito dinheiro está em jogo na final da Copa do Brasil 2023 entre Flamengo e São Paulo. A partida de volta será no próximo domingo (24), às 16h (de Brasília), no Morumbi. Na ida, o Tricolor venceu por 1 a 0 no Maracanã.
Relacionadas
O clube campeão, só pelo título, fatura R$ 70 milhões. O vice fica com R$ 30 milhões. Cabe destacar que ambos os times têm prêmios acumulados pela participação nas fases anteriores.
+ Voltamos às bancas! Cadastre-se para retirar a revista pôster do Lance! com o campeão da Copa do Brasil! É Grátis, aproveite!
Quanto Flamengo e São Paulo já faturaram na Copa do Brasil?
Da terceira fase à semifinal, Flamengo e São Paulo garantiram uma premiação total de R$ 18,7 milhões cada.
Dessa forma, o campeão receberá R$ 88,7 milhões pela campanha do título, enquanto o vice ficará com R$ 48,7 milhões.
+ Flamengo lidera e Botafogo sobe posições: veja projeção do ranking da CBF para 2024
Premiação recorde na Copa do Brasil
Em 2023, a CBF vai pagar em premiações mais do que já pagou em qualquer outra edição da Copa do Brasil. Ao todo, a entidade vai distribuir R$ 416,9 milhões entre os 92 clubes participantes - um aumento de 19% em relação à quantia paga no ano passado (R$ 350,5 milhões).
A premiação apenas pela vitória na final aumentou em R$ 10 milhões em comparação a 2022, indo de R$ 60 milhões a R$ 70 milhões. O atual campeão, o Flamengo, por exemplo, arrecadou o total de R$ 76,8 milhões na campanha do título da Copa do Brasil 2022.
+ Ranking Biz: Os clubes com as maiores dívidas do futebol brasileiro
O aumento da premiação se dá principalmente pelo novo contrato de direitos de transmissão da Copa do Brasil. Em agosto de 2022, Globo e CBF anunciaram a renovação do acordo para o período 2023-2026.
Opinião dos especialistas
A Copa do Brasil é uma competição que reflete bem a essência do futebol nacional, é democrática e, assim como nós, também está presente no país todo. Por isso, ficamos felizes por ver o tanto que ela tem sido valorizada nos últimos anos. Nesse contexto, temos o prazer de apoiá-la, contribuindo diretamente para o fortalecimento do torneio
Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty, que é patrocinadora da Copa do Brasil
Por se tratar de dois gigantes, que contam com uma grande torcida e muitos patrocinadores, a receita anual dos clubes já é significativa. Mas, é impossível ignorar os R$ 70 milhões que estão em jogo. É um valor importante, considerável e que, com certeza, funcionará como um motivador a mais para os atletas que estarão em campo
Rogério Neves, CEO da Motbot, startup de crowdfunding esportivo e que atua auxiliando clubes na arrecadação de valores que são destinados para premiação ou projetos específicos
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias