Dentro de campo, um dos técnicos mais vencedores na história do futebol brasileiro, mas sem tanto sucesso nos últimos anos. Fora de campo, um homem de negócios e dono de empreendimentos em diversos setores.
Esse é Vanderlei Luxemburgo, ex-técnico de Real Madrid, Seleção Brasileira e demitido pelo Corinthians na última semana. Apesar de não ser possível estimar o valor de sua fortuna, o Lance! Biz apresenta abaixo os investimentos que ajudaram o treinador a construir um patrimônio milionário.
+ Quer trabalhar com futebol? Inscreva-se no curso de gestão no futebol de Felipe Ximenes e Lance!
40 anos de carreira com altos salários
Técnico desde 1980, Vanderlei Luxemburgo passou a figurar na primeira prateleira de técnicos brasileiros a partir da década de 90. Acumulou passagens por grandes clubes de São Paulo e Rio de Janeiro até chegar à Seleção Brasileira em 1998.
Conquistou títulos importantes com Corinthians, Cruzeiro e Santos e foi contratado pelo Real Madrid no fim de 2004, na época dos galáticos. Ficou apenas um ano na Espanha, mas recebeu salários milionários.
+ Qual é o salário de Enner Valencia no Internacional?
Mesmo sem sucesso nos últimos trabalhos, o técnico ganhava cerca de R$ 500 mil mensais no Corinthians até ser demitido na última semana.
Os investimentos de Luxemburgo fora do futebol
De forma paralela à carreira como técnico, Luxemburgo se aventurou no mundo dos negócios. Alguns empreendimentos não deram certo, como o "Instituto Wanderley Luxemburgo” (instituição de ensino) e um site de venda de vinhos on-line.
Mais recentemente, em 2018, o treinador se tornou sócio da cachaçaria Brejo dos Bois, que fica em Junqueiro, em Alagoas (veja no vídeo acima). No mesmo estado, construiu o condomínio "Residencial Luxemburgo". Ambas as marcas patrocinaram o ASA de Arapiraca em 2019.
+ Quais são os investimentos de Roberto Justus, sócio da SAF do Coritiba?
Luxemburgo também é dono de uma emissora de televisão no Tocantins, a TV Jovem, afiliada da Record. Entre outros negócios, ele já investiu em uma distribuidora de sorvetes, uma empresa de construção civil e outra de loteamentos.
Dono de fortuna, Luxemburgo comandou o Corinthians em 2023 (Foto: Renato Gizzi/Photo Premium/Gazeta Press)