Clube-empresa, palestras e consultorias: os negócios de Zico dentro e fora do futebol
Ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira completa 71 anos neste domingo, 3 de março
- Matéria
- Mais Notícias
Um dos maiores nomes do futebol brasileiro e mundial, Zico completa 71 anos de idade neste domingo, 3 de março. Aposentado desde 1994, o ídolo do Flamengo também se aventurou como treinador e dirigente, mas vem destacando-se mesmo como empresário.
Apesar de não ser possível estimar o valor de sua fortuna, o Lance! Biz apresenta abaixo os investimentos e os negócios que ajudaram Zico a construir um patrimônio milionário desde o início da carreira.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Relacionadas
Os negócios de Zico
Entre os principais negócios de Zico, podemos destacar o canal "Zico 10", no Youtube, as palestras e consultorias que ele ministra por todo o país e pelo mundo, além das escolinhas de futebol "Zico 10", presente em diversas cidades brasileiras.
Como ídolo do futebol brasileiro, Zico também se transformou em uma forte marca para o mercado. Nos últimos dois anos, Zico já fechou projetos de licenciamento e de propaganda com mais de 10 grandes empresas, como Pixbet, Bradesco, Mercado Livre, Uber, Toyota, Ambev, entre outras.
➡️ Confira os maiores públicos pagantes do futebol brasileiro em 2024
O ídolo rubro-negro tem também atuado em presenças vips estratégicas, em eventos do mercado, e conta com forte presença nas redes sociais - são mais de 4 milhões de seguidores. Desde o ano passado, o desenvolvimento e execução estratégica comercial da marca Zico tem apoio da agência Klefer.
O Galinho vestiu quatro camisas ao longo da carreira (Flamengo, Udinese, Kashima Antlers e Seleção Brasileira) balançando as redes em muitos momentos.
— Canal Zico 10 (@canalzico10) February 20, 2024
Você sabe quantos gols* Zico marcou por cada equipe?⚽
*gols em jogos oficiais e amistosos pic.twitter.com/hyf4K6h7jU
O Centro de Futebol Zico (CFZ)
Outro grande negócio de Zico é o Centro de Futebol Zico, mais conhecido pela sigla CFZ. Fundado em 1996, com o nome de Rio de Janeiro Futebol Clube, foi o primeiro clube-empresa criado no Brasil.
O CFZ esteve perto de conquistar o acesso à elite do Campeonato Carioca em 2001, quando foi vice da Série B. Em 2014, foi desfiliado dos quadros da Ferj e deixou as atividades no futebol profissional.
➡️ Primeira convocação de Dorival na Seleção supera R$ 5,6 bilhões em valor de mercado
O clube também chegou a ter "filiais" espalhadas pelo Brasil, como em Brasília (DF), Juiz de Fora (MG) e Imbituba (SC).
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias