O Real Madrid vai comemorar com a torcida o aniversário de 122 anos de fundação nesta quarta-feira (6): o time entrará em campo para enfrentar o RB Leipzig, no jogo de volta pelas oitavas de final da Champions League, no Santiago Bernabéu, o estádio do time merengue que passou por uma reforma revolucionária a um custo bilionário. Mas, afinal, quanto custou o novo Santiago Bernabéu?
O projeto custou, até agora, 892,7 milhões de euros (R$ 4,8 bilhões), valor que o Real Madrid vai financiar em 30 anos. Falta pouco para a conclusão do total da obra, iniciada em junho de 2019. O clube voltou a mandar seus jogos no estádio em agosto de 2021, mesmo durante as obras. Em setembro de 2023, foi inaugurada a nova capacidade do Santiago Bernabéu, que passou de 81 mil para 84.744 torcedores, com a ampliação do lado leste.
Entre as principais novidades estão uma estrutura externa metálica, um terraço panorâmico e um hotel de luxo, além de teto e gramado retráteis. O processo de divisão e retirada do gramado envolve seis plataformas retráteis no subsolo, onde ele é guardado.
O skywalk, o terraço em 360º que fica no 10º nível da arena, dá a volta completa no local. A superfície do skywalk tem 6 mil metros quadrados, com longitude de 800 metros. O Real Madrid pretende manter o lugar aberto todo o ano como uma das atrações do tour no estádio.