As franquias da NBA, a liga profissional de basquete dos EUA, estão entre as entidades esportivas mais valiosas do planeta. Os valores superam até mesmo os gigantes europeus do futebol, como Manchester United, Barcelona e cia.
Para efeito de comparação, se o Real Madrid, o time de futebol mais valioso do mundo (US$ 6 bilhões), fosse um time da NBA, ele estaria apenas em terceiro lugar. Mas, afinal, quais são as franquias mais valiosas do basquete? Confira abaixo em mais um "Ranking Biz".
➡️ Jogos exclusivos da NBA só no Prime Video. Assine GRÁTIS por 30 dias e não perca uma partida!
A liga de R$ 435 bilhões
Segundo levantamento da revista Forbes em 2022, a soma dos valores dos 30 times da NBA atinge a incrível marca de marca de US$ 85,8 bilhões - algo em torno de R$ 435 bilhões na cotação atual.
Fazendo uma comparação no esporte, os 30 times de futebol mais valiosos do mundo têm o valor somado em 2023 de US$ 64,2 bilhões (R$ 325 bilhões) - 75% do valor total dos times da NBA.
➡️ Quais são os maiores contratos dos jogadores atuais da NBA?
As franquias mais valiosas da NBA
Avaliado em US$ 7 bilhões (R$ 35,5 bilhões), o Golden State Warriors é a franquia mais valiosa da NBA. O time de Stephen Curry e cia. chegou ao topo do ranking da Forbes pela primeira vez em 2022, ultrapassando o New York Knicks e o Los Angeles Lakers.
O Denver Nuggets, atual campeão da liga, aparece apenas na 22ª posição, com valuation de US$ 1,9 bilhões (R$ 9,8 bilhões). Confira todos os valores abaixo:
Uma nova atualização deve ser publicada pela Forbes no fim de outubro, após o início da temporada 2023/24 da NBA. Será que teremos mudanças significativas?
➡️ Qual salário de Luka Doncic, astro da NBA e do Dallas Mavericks?
Como é calculado o valor de cada franquia?
Para calcular o valuation (estimativa do valor de mercado) das franquias da NBA, o levantamento da Forbes usa como base as receitas totais de cada time, de acordo com demonstrações financeiras disponíveis publicamente.
O faturamento total, então, foi aplicado a um multiplicador específico para cada equipe, que variava de acordo com diversos fatores: histórico de vendas, mercado em que se encontra, marca, desempenho em campo e instalações, por exemplo. Esta é a métrica padrão para avaliar o valor de clubes em processos de valuation.