Principais forças do futebol brasileiro, Palmeiras e Flamengo vivenciam uma rivalidade crescente nos últimos anos. Além de títulos e vitórias, os torcedores dos dois times gostam de medir forças em outros quesitos, inclusive quando o assunto é dinheiro.

Por isso, antes do confronto pela 14ª rodada do Brasileirão, que acontece às 21h deste sábado (8), no Allianz Parque, o Lance!Biz apresenta números financeiros do Verdão e do Mengão.

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Quem fatura mais? Qual dos dois gasta mais com salários? Quem tem a maior dívida? A resposta dessas e de outras questões você confere abaixo. Os dados foram disponibilizados pela Pluri, em parceria com o L!, e são referentes aos balanços financeiros de 2022.

DESTAQUES:

> Flamengo e Palmeiras são donos dos maiores faturamentos do futebol brasileiro. No duelo entre os clubes, o Rubro-Negro leva vantagem sobre o Verdão desde 2019. Na última temporada, a diferença foi de R$ 321 milhões.

> O clube carioca também leva vantagem na comparação dos resultados contábeis. Na soma dos últimos cinco anos, o Fla teve um superávit de R$ 327 milhões, enquanto o Palmeiras acumula um lucro de R$ 18 milhões.

> Em relação ao endividamento, é preciso fazer uma observação. A Pluri adota cálculo diferente dos clubes: soma os passivos e subtrai o ativo circulante. Por este método, a dívida palmeirense é o dobro da flamenguista.

> Por último, é possível observar que a folha salarial anual do Flamengo supera a do Palmeiras em mais de R$ 100 milhões. Este cálculo inclui salários, encargos trabalhistas, direitos de imagem, direitos de arena e deduções de natureza trabalhista.

Flamengo e Palmeiras se enfrentaram na Supercopa do Brasil (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

PERFIL DO FATURAMENTO

Ao analisar o perfil do faturamento dos dois clubes em 2022, é possível destacar alguns pontos:

> O Flamengo tem receitas significativas na linha de "Transmissão", que inclui acordos de TV e premiações. Os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores impulsionaram os números na última temporada.

> O clube rubro-negro também faturou mais nas frentes de Marketing (contratos de patrocínio e licenciamento) e Matchday (bilheteria e sócio-torcedor).

> O Palmeiras, por outro lado, faturou mais com a venda de atletas. Esta linha, no entanto, não é incluída no cálculo de receitas recorrentes, um importante indicador do poderio financeiro dos clubes.