O Vivo Rio Pro 2024, na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, única etapa do Championship Tour da WSL na América do Sul, movimentou R$ 159 milhões, aumento de 64% em comparação à edição do ano passado. O número consta no relatório de impacto econômico realizado pela EY e encomendado pela WSL.

Neste ano, o campeonato teve um público maior, que totalizou cerca de 350 mil entre os dias 22 e 30 de junho. Além disso, o gasto médio de cada comprador aumentou, uma vez que tinham mais opções de entretenimento, hotéis e lojas. De acordo com o estudo, a tendência é que, mesmo com o término da competição, a cidade siga nesta linha de crescimento econômico e de geração de empregos.

Parte do sucesso é atribuída às mudanças na etapa deste ano, como a festa de abertura oficial com espetáculo de drones inédito na Região dos Lagos, shows nacionais e a homenagem aos atletas que ajudaram com os esforços nas áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A realização da festa de abertura, a coletiva de imprensa com surfistas brasileiros antes do início da etapa e o entretenimento diário para o público geral foram fatores que influenciaram no aumento do impacto econômico durante a janela de oito dias de evento, segundo o estudo.

Impacto no rendimento das famílias

O estudo também mostrou que o evento gerou impacto no município de R$ 60 milhões sobre o rendimento das famílias da cidade e gerou 1.769 empregos. Apenas no estado, o valor de impacto no PIB, em 2024, alcançou R$ 143 milhões, enquanto no PIB do Brasil o resultado é de R$ 306 milhões. O relatório considera a soma de efeitos diretos e indiretos que são induzidos pelo evento.

- Criamos uma fórmula que garante ao público a chance de acompanhar os melhores surfistas da atualidade, mas também de se divertir quando os atletas não estão na água, gerando entretenimento e uma programação de qualidade. Os impactos econômicos, sociais e ambientais deixam um legado muito importante para a cidade de Saquarema - afirma o presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho.