Os dois clubes mais populares do Brasil foram destaques nas redes sociais no ano passado. Flamengo e Corinthians tiveram números expressivos em cinco redes sociais observadas em relatório da Pluri Consultoria, feito com exclusividade para o LANCE!.

Foram analisados Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok, nos quais o Rubro-Negro acumulava, ao término da temporada passada, 52,2 milhões de seguidores. Tal quantidade é mais de 20 milhões a mais que o Timão, segundo colocado do ranking. Veja abaixo.

- Flamengo: 52,2 milhões de seguidores
- Corinthians: 31,9 milhões de seguidores
- São Paulo: 19,3 milhões de seguidores
- Palmeiras: 16,7 milhões de seguidores
- Vasco: 11,4 milhões de seguidores

Os dados são relativos ao fim do ano passado, e os destaques do time da Gávea foram o Instagram e o Tiktok. Em um mês, foram quase dois milhões de novos seguidores apenas nessas duas redes.

-> Confira a tabela do Libertadores

Mas o Corinthians foi quem teve mais sucesso em dezembro no quesito engajamento. Liderou o ranking de interações de quatro das cinco redes. Apenas no Youtube que não. No total de interações, o Timão teve 23 milhões. Larga folga para o segundo colocado. Veja abaixo o ranking.

1º - Corinthians: 23.029.864
2º - Flamengo: 17.901.407
3º - Vasco: 6.464.852
4º - Botafogo: 6.167.240
5º - São Paulo: 6.136.968

Para o relatório foram analisados os desempenhos de 24 clubes brasileiros nas rede sociais citadas. Os critérios adotados têm tamanho de torcida e receita anuais como norte.