A Fórmula 1 anunciou, nesta quinta-feira, a renovação e expansão da parceria com a AWS. O acordo transforma a maior plataforma de nuvem do mundo em um parceiro global da categoria e dará início a uma nova fase de inovação e transformação digital do esporte. A duração do novo contrato não foi divulgada.
Juntas desde 2018, as parceiras vêm inovando por meio do uso de machine learning da AWS, lançando 20 informações da F1 orientadas por dados durante as transmissões ao vivo pela TV. Esse serviço oferece aos fãs informações exclusivas sobre a estratégia de corrida, o desempenho dos carros e insights das equipes concorrentes.
- Juntos, entregamos com sucesso a velocidade, a escalabilidade e a confiabilidade que a Fórmula 1 exige para levar a análise e os insights de especialistas a todos os nossos públicos. A AWS tem alcance global, uma comunidade de parceiros e amplitude e profundidade de serviços em nuvem que ajudam a categoria a se envolver com fãs em diversos mercados. Estamos ansiosos para ver o próximo capítulo desta parceria, que é fundamental para a experiência dos fãs e a estratégia de crescimento nos próximos anos - disse Brandon Snow, diretor comercial administrativo da Fórmula 1.
+ Negócios, análises e dados do esporte: conheça o LANCE!BIZ
A parceria entre a AWS e a F1 irá explorar novas maneiras, exclusivas e inovadoras, para que os fãs aproveitem a Fórmula 1 a partir do poder da Inteligência Artificial e das tecnologias de nuvem.
Os especialistas técnicos da F1 e da AWS irão trabalhar para projetar novos designs de pistas e entregar ofertas de mídia regionalizadas, além de explorar a fusão de jogos, eventos e experiências de live action.
GP de Abu Dhabi terá novidades (Foto: ALEXANDER NEMENOV/AFP)
A sustentabilidade também é um foco importante para a Fórmula 1, que trabalha para ser carbono zero até 2030. A parceria com a AWS continuará a explorar oportunidades de soluções sustentáveis em todo o esporte, aproveitando o trabalho desenvolvido anteriormente para reduzir o frete e as viagens de pessoal com o uso de recursos que permitam a produção remota.
Novidades no GP de Abu Dhabi
Os F1 Insights mais recentes e desenvolvido pela AWS devem estrear durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa final da temporada de 2022. O novo gráfico, denominado "Track Dominance", apresentará um mapa da pista dividido em setores de desempenho para possibilitar aos fãs e comentaristas uma noção de onde um piloto está superando seus rivais ao longo do circuito.
+ Inter de Milão procura novo patrocinador máster após 'calote' de empresa de criptomoedas
Uma visão geral e mais detalhada dos dados, para comparação de telemetria, permitirá uma análise mais profunda de quem está aproveitando todo o tempo nas tomadas de curva e quem está se afastando nas retas.
Este gráfico apresentará o mapa "Track Dominance" junto com a velocidade de cada carro e o tempo delta entre os pilotos em cada ponto da pista. Usando a tecnologia de aprendizado de máquina da AWS, esses insights darão aos fãs uma visão mais profunda do desempenho do piloto e do carro e das estratégias da corrida.