O Internacional anunciou que fechou uma parceria com as empresas RBS Ventures e Tornak Holding para revitalizar o Gigantinho, com o objetivo de que o espaço volte a ser o principal destino de eventos culturais e esportivos indoor do Rio Grande do Sul.
Inaugurado em 4 de novembro de 1973, o Gigantinho fica ao lado do Estádio Beira-Rio e já foi palco de milhares de eventos e shows de artistas nacionais e internacionais.
Segundo o clube, o projeto contará com um investimento inicial de mais de R$ 15 milhões. A previsão é de que as obras comecem na metade de 2025 e sejam concluídas no final de 2026.
A RBS Ventures e a Tornak Holdings usarão de sua experiência na gestão de espaços de entretenimento e experiência de captação de eventos e de patrocinadores para apoiar a viabilização do novo Gigantinho. O local, no entanto, seguirá pertencendo integralmente ao Inter, com a liderança da gestão exercida pelo próprio clube.
Será realizado um encontro, no primeiro semestre de 2025, em que serão reunidas as principais produtoras regionais e nacionais para apresentar detalhes técnicos da modernização da estrutura. Na data também devem ser revelados ao mercado a lista completa de patrocinadores, fornecedores e demais parceiros da iniciativa.
- O Gigantinho passará a operar como uma unidade de negócios independente, mas sob total gerenciamento por parte do Clube. Vale ressaltar que não haverá aporte financeiro do Inter, nem alienação do seu patrimônio. O novo ginásio não irá gerar falta de investimento em outras áreas, pois os recursos serão provenientes de novas fontes de receitas e patrocínios motivados pela revitalização do equipamento em si. O Gigantinho revitalizado é um benefício enorme para todos. Ganha o Rio Grande do Sul, que voltará a figurar no mapa dos grandes eventos, movimentando o turismo e a economia do Estado - afirmou o vice-presidente do Conselho de Gestão do Internacional, Victor Grunberg.
Projeção Gigantinho reformado (Imagem: Kauê Pereira Freitas/Sport Club Internacional)
O que vai mudar
O local passará por uma recuperação da área externa, com a utilização de elemento arquitetônico fabricado em estrutura metálica que envolverá a fachada com a função de controlar a incidência de luz solar no interior do edifício, melhorando o conforto térmico.
Segundo o clube, a intenção é dar ao espaço um visual moderno, mas sem interferir no valor histórico da construção. A cobertura externa contará com iluminação cênica versátil, que poderá ser sincronizada com o sistema de luzes do Estádio Beira-Rio, além da implementação de novo sistema de iluminação interna.
As arquibancadas e sanitários também serão revitalizados, melhorando a acessibilidade. O espaço ganhará ainda novos camarotes e tribunas.
Novos bares serão construídos no interior do Gigantinho, com diferentes opções de alimentação e bebida. Para a comodidade das equipes envolvidas nos eventos, será feita a instalação de núcleos de vestiários, camarins coletivos e camarins individuais. Além disso, também terá um amplo estacionamento ao lado do local.
A reforma prevê também a renovação do piso da quadra com possibilidade de sobreposição de placas modulares, com material de rápida instalação e baixa manutenção, mas com absorção dos impactos, para que o espaço possa receber tanto eventos culturais quanto eventos poliesportivos.
- É uma grande satisfação ajudar o Internacional a resgatar a tradição e a grandiosidade deste espaço icônico, que há décadas é o principal destino dos grandes espetáculos culturais e esportivos indoor no Rio Grande do Sul. Com essa reforma, queremos não apenas modernizar, mas preservar a essência que o torna tão especial para os gaúchos. Este é um marco histórico no cenário de entretenimento do Rio Grande do Sul. Com a reabertura, o público poderá reviver memórias e criar novas histórias em um ambiente que preserva o legado e está preparado para futuros eventos. É uma honra para RBS Ventures e a Tornak auxiliar o Internacional neste grande empreendimento - declarou Fernando Tornaim, sócio- fundador da Tornak Holding e sócio e Vice-Presidente do Conselho do Grupo RBS.