A Copa Libertadores Feminina, que começou na última quinta-feira, vai pagar uma premiação recorde para quem vencer o torneio: 1,5 milhão de dólares (R$ 7,8 milhões). O valor representa um aumento significativo em relação à edição anterior, em que o campeão recebeu 85 mil dólares (R$ 445 mil).

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Já o vice-campeão, que recebia 50 mil dólares (R$ 261,9 mil), agora levará a quantia de 500 mil dólares (R$ 2,6 milhões). A mudança nos valores da premiação da Conmebol acontece depois de três anos com as mesmas cifras.

Pelo Brasil, os participantes confirmados são Corinthians, Palmeiras e Ferroviária. A competição está sendo disputada em Quito, no Equador, e tem a final marcada para o próximo dia 28 de outubro, véspera da decisão masculina entre Flamengo e Athletico-PR.

Investimento de patrocinadores

Outro detalhe que chama a atenção dentre os principais clubes brasileiros está no investimento de grandes marcas patrocinando equipes do futebol feminino.

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O Palmeiras acertou recentemente contrato de patrocínio com a Cimed e o Cartão de TODOS, válido até julho de 2023. Em maio deste ano, o Verdão já havia fechado com a Betfair para aumentar os investimentos na equipe. Além de estampar a parte da frente da camisa das atletas, o acordo contempla um cartão de benefícios licenciado pelo clube, nomeado como Cartão de TODOS Palmeiras, a ser lançado em breve.

- Como já diz nosso próprio nome, somos para todos. Ter um investimento focado nas mulheres, na equipe do Palmeiras, nos alegra muito. Faremos ativações, promoções e proporcionaremos experiências para que cada vez mais a modalidade seja apoiada pela torcida e tenha engajamento - comentou Victor Oliveira, gerente de comunicação do Cartão de TODOS.

Corinthians foi campeão da Libertadores 2021 (Foto: Conmebol/Divulgação)

No rival Corinthians, o acordo com a empresa de casa de apostas Galera.bet foi ampliado em maio deste ano. A parceria, que já existia desde a disputa da Supercopa, em fevereiro, passou a valer até o final de 2023. A logomarca da empresa está estampada na região do ombro do Timão e exposta nas redes sociais, nas placas do Centro de Treinamento e nas entrevistas.

- Quando penso no futebol feminino, a primeira palavra que vem à cabeça é resiliência. Em uma época em que falamos tanto sobre a necessidade de igualdade em todas as esferas, apoiar essa modalidade significa dar força à mudança de postura, trazendo à tona o quanto essas meninas são profissionais, talentosas e merecedoras de sucesso - disse Ricardo Bianco Rosada, CMO da empresa que também já era patrocinadora do Brasileirão Feminino.

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Especialistas veem mudança como definitiva

A mudança do cenário comercial em torno do futebol feminino não será algo passageiro. É o que afirmam especialistas da área do marketing esportivo.

- Podemos observar que há mais interesse das companhias em apoiar as equipes de futebol feminino. A modalidade está entrando no radar das grandes empresas e conseguimos assistir ao desenvolvimento dentro e fora das quatro linhas. Esse crescimento da categoria não é apenas algo momentâneo, é algo que veio para ficar - disse Armênio Neto, especialista em geração de receitas na indústria esportiva.

Para Fabio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, principal organizadora do Brasil Ladies Cup, a solidificação comercial da categoria impulsiona os investimentos dos times no esporte.

- Por conta do fortalecimento do futebol feminino, observamos um grande número de companhias interessadas em apoiar a categoria. Essas parcerias conquistadas pela modalidade impulsionam o desenvolvimento do esporte dentro e fora de campo. Grande exemplo disso é a quantidade de novos acordos sendo celebrados por equipes do futebol brasileiro.