Atual vice-líder da Premier League, Manchester City liderou o campeonato inglês em custo de elenco no mês de setembro. Segundo pesquisa realizada pelo portal "Football BenchMark", o time de Pep Guardiola estava em primeiro lugar, seguido de Arsenal e Liverpool, que está na liderança da liga inglesa.
Embora lidere o grupo, o Manchester City sofreu com significativa perda de valor, em cerca de 71 milhões de libras, que pode ter acontecido devido à saída do craque Julián Alvarez. No entanto, os altos números comprovam a força do elenco, com o novo Bola de Ouro, Rodri, além de Phil Foden e Haaland, os quais ultrapassam dos 100 milhões.
Arsenal, em segundo na lista, conta com aumento de 15 milhões de libras. No elenco, a valorização do ponta-direita Bukayo Saka, quem está avaliado em mais de 140 milhões, assim como as estrelas Declan Rice e Martin Ødegaard.
Já no top-3, o Liverpool não conta com nenhum jogador com mais de 100 milhões no mercado da bola. Apesar deste fato, o elenco é recheado de craques que fazem dos Red Devils o terceiro clube mais valioso do futebol inglês.
Confira lista dos clubes mais valiosos da Premier League
- Manchester City - 1,3 bilhões de libras
- Arsenal - 1,2 bilhões de libras
- Liverpool - 1,0 bilhões de libras
- Manchester United - 1,0 bilhões de libras
- Chelsea - 1,0 bilhões de libras
- Tottenham Hotspur - 0,8 bilhões de libras
- Newcastle United - 0,6 bilhões de libras
- Aston Villa - 0,6 bilhões de libras
- Brighton - 0,6 bilhões de libras
- West Ham - 1,3 bilhões de libras
Apesar do levantamento realizado pelo portal inglês, segundo dados do site especialista em transferências no mundo da bola, Transfermarkt, atualmente o Chelsea ultrapassou o Manchester United e o Liverpool, com cerca de 963,2 milhões de euros. O clube estaria apenas atrás de Arsenal, com 1,17 bilhões, e Manchester City, com 1,26 bilhões de euros.