A volta do Agente Fifa: entenda o que muda com o novo regulamento a partir de outubro
A partir deste domingo, 1º de outubro, apenas profissionais licenciados na Fifa poderão exercer a função de intermediário
- Matéria
- Mais Notícias
A partir deste domingo, 1º de outubro, entrará em vigor o novo regulamento dos agentes de futebol da Fifa. Após um longo processo de consulta a jogadores, clubes, ligas, associações e os próprios agentes de futebol, a entidade internacional vai permitir que apenas profissionais com licença exerçam a função.
Como era o mercado antes? O que mudará com o novo regulamento? Como os agentes podem tirar a licença? O Lance! Biz explica todos os detalhes abaixo.
Relacionadas
Como era o mercado antes?
De acordo com o último relatório da CBF de 2021, o agenciamento de atletas é um mercado que movimenta R$ 3 bilhões no mundo todo e mais de R$ 160 milhões no Brasil.
O modelo até então em vigor foi estabelecido em 2014 (Regulations on Working with Intermediaries) previa a figura do intermediário. Para exercer a função, ele deveria estar registrado em uma associação nacional (ex. CBF) mediante a apresentação de documentos e o pagamento de uma taxa. No mercado brasileiro, os agentes precisavam ser aprovados em um exame e renovar o registro a cada três anos.
+ Quer aprender mais sobre futebol e ainda participar de uma comunidade com mais de 600 pessoas?
O problema deste sistema era a ausência de uniformização, já que eram 211 associações diferentes regulando o seu próprio mercado.
O que muda para os agentes?
A partir de outubro, com a plena implementação do novo regulamento, a Fifa limitará o exercício da função para agentes licenciados na própria entidade. Além disso, a Fifa estabeleceu um limite de comissões que variam entre 3% a 10% a depender da situação e da parte representada e novas regras para proteger os jogadores menores de idade.
+ Quer trabalhar em um clube de futebol? Saiba as formações e competências necessárias
Possíveis consequências da mudança
O efeito mais óbvio é a queda drástica do número de representantes regularizados. De acordo com o agente Márcio Bittencourt, em entrevista ao Lance!, a CBF tinha mais de quatro mil intermediários cadastrados - entre pessoas físicas e jurídicas -, mas este número deve cair para menos de mil com o novo modelo (confira no vídeo abaixo).
Como tirar a licença Fifa?
Para tirar a licença, os profissionais tiveram que passar por uma prova de qualificação. A Fifa organizou duas rodadas de exames neste ano, em abril e setembro, e os candidatos precisavam acertar 15 das 20 questões de múltipla escolha para garantir a aprovação.
Os agentes que eram regularizados na Fifa até 2015 puderam pedir a revalidação da licença, sem realizar a prova.
De acordo com a Fifa, após os dois primeiros exames e todos os pedidos de licenças herdadas, já foram emitidas cerca de 4.500 licenças no mundo inteiro. Os candidatos não aprovados nas provas terão a oportunidade de refazer o exame em maio e novembro de 2024.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias