O espanhol Carlos Alcaraz, vice-líder da ATP, renovou seu contrato com a Nike, gigante norte-americana de materiais esportivos. O acordo é um dos mais caros da história do tênis e o atleta, inclusive, ganhará uma marca própria.

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De acordo com informações apuradas pelo site espanhol Relevo, Nike e a equipe do tenista chegaram a um acordo de 10 anos antes da conquista de Alcaraz em Roland Garros, que marcou seu terceiro Grand Slam.

💰 Quanto Alcaraz vai receber da Nike?

As apurações do Revelo apontam que o acordo entre Alcaraz e Nike premiará o tenista entre US$ 15 e US$ 20 milhões por temporada (R$80 e R$107 mihões). Nenhuma das partes confirma o valor.

Em 2023, Carlos Alcaraz aportou 31,4 milhões de euros recebidos unindo valores ganhos em quadra e com patrocínios, o que fez dele o segundo tenista que mais faturou atrás apenas de Djokovic. Além da Nike, Alcaraz tem contratos de patrocínio com as marcas Rolex, Babolat, BMW, ElPozo, Isdin, Turismo de Murcia e Louis Vuitton.

💸 A história de Alcaraz com a Nike

Alcaraz assinou com a Nike em 2019, quando estava surgindo na elite do tênis, e o acordo era válido até 2025. Porém, com a conquista do primeiro Grand Slam do jovem espanhol, US Open 2022, e sua chegada ao topo do ranking mundial como o mais jovem número 1 da história, a empresa e o staff do atleta passaram a falar em renovação antecipada de contrato.

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As reuniões iniciais ocorreram em 2023 e a equipe de Alcaraz aumentou a pedida e valores após a empresa e o italiano Jannik Sinner assinarem um contrato de 10 anos no valor total de US$ 158 milhões, cerca de R$ 846 milhões.

🎾 Criação da marca própria

O contrato estipula que a Nike já trabalhe e desenvolva para Alcaraz um logotipo próprio. O tenista jogará apenas com kits exclusivamente desenhados para ele. 

A criação do logo para Alcaraz segue uma tendência da empresa, que em 2006 desenvolveu o logo RF de Roger Federer, que então com 26 anos tinha 10 títulos do Grand Slam e 13 anos de contratos já corridos com a Nike, com quem permaneceu até 2018. Rafael Nadal foi outo tenista que teve uma logo desenvolvida pela empresa norte-americana, com quem tem contrato desde 2004.

Carlos Alcaraz renova contrato com a Nike por 10 anos (Foto: Dimitar Dilkoff/AFP)