Na corrida por visibilidade e novos clientes, empresas de diferentes segmentos investem milhões de reais para estampar as respectivas marcas nos uniformes dos clubes de futebol. Mas, afinal, qual é o patrocinador mais frequente do futebol brasileiro? Um levantamento da Pluri, com exclusividade ao L!Biz, responde a pergunta.
Para realizar a análise, foram selecionados 36 clubes brasileiros a partir de critérios como tamanho de torcida e receitas anuais (veja a lista ao fim da matéria). Os dados foram coletados até meados de maio. Assim, patrocínios anunciados durante o mês de junho não foram considerados.
+ Mais dinheiro: Flamengo fecha patrocínio milionário para esportes olímpicos
Destaques:
> A Unimed lidera o ranking e se destaca pelo portfólio abrangente. A empresa do setor da saúde tem sua marca estampada em clubes das Séries A, B e C do Brasileirão, que ficam localizados nas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
> Das 12 marcas mais presentes nos uniformes, três são fornecedores de material esportivo: Umbro, Volt e Adidas.
> Quatro sites de apostas aparecem na lista e comprovam a força do segmento no setor de patrocínio esportivo.
Confira o ranking abaixo:
- caso a lista não apareça no seu navegador, clique aqui
Os 36 clubes analisados na pesquisa:
Série A: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco
Série B: Atlético-GO, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Guarani, Juventude, Ponte Pedro, Sport, Vila Nova e Vitória
Outros: Náutico, Paraná, Paysandu, Remo e Santa Cruz
Mercado de patrocínio está em alta no futebol brasileiro (Foto: Lucas Bubols/Onzexpress)