menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Bundesliga aposta em diversos canais de transmissão para conquistar público no Brasil

Especialistas analisam novo cenário de transmissão do Campeonato Alemão no país

Bundesliga-aspect-ratio-512-320
imagem cameraBundesliga muda estratégia de transmissão no Brasil (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/08/2023
09:00
Atualizado em 24/08/2023
22:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

A temporada 2023/2024 da Bundesliga começou no último final de semana com destaques dentro e fora dos gramados. Além dos 34 gols nas nove partidas da primeira rodada, o Campeonato Alemão conta com novidades para o público brasileiro, que tem alternativas inéditas para acompanhar os jogos da competição.

No streaming, além da plataforma OneFootball, que transmite todos os confrontos desde 2020/2021 e renovou o acordo de direitos até 2025/2026, a CazéTV e o canal GOAT também transmitirão a atual temporada da elite alemã. Os três canais exibirão os jogos de forma gratuita.

+ Lance! Biz explica: O que é ESG e como conceito pode ser aplicado no esporte?

Apesar da perda da Band, a Bundesliga ainda seguirá na TV aberta, desta vez nas telinhas da TV Cultura e RedeTV!, ambas com a transmissão de um jogo aos finais de semana.

Outras novidades na televisão serão o Nosso Futebol, canal por assinatura presente nas operadoras Claro, DGO e Sky - com dois duelos por rodada -, e o SporTV, que começou a transmitir, pela primeira vez, partidas do Campeonato Alemão. O canal de esportes do Grupo Globo terá, ao todo, 68 jogos do torneio.

+ Ranking Biz: Os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro

O que pensam os especialistas?

Com a sequência de 11 conquistas do Bayern, especialistas analisam a importância de um leque maior de opções para explorar novas oportunidades de audiência e aumentar o apelo do torneio. Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destaca a visão da Bundesliga para o mercado brasileiro.

- Se por um lado a pulverização dos direitos de transmissão costuma diminuir o valor individual pago por emissoras e plataformas de streaming, por outro, amplifica o alcance de audiência, da frequência e colabora muito para um maior reconhecimento do produto no médio e longo prazo - afirma Ivan.

Football: Bundesliga – day 1: Werder Bremen v Bayern Munich
Dominada pelo Bayern, Bundesliga terá transmissão multiplataforma (Foto: Ina Fassbender/AFP)


Para Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, será uma temporada para entender diferentes nuances da competição.

- Este ano será um grande experimento para entendermos como se portou o fã, onde assistiu e como cada plataforma trabalhou para puxar sua audiência. De forma resumida, quem ganha é o cliente, não só pelo poder de escolha mas também com a concorrência gerada que acaba trazendo qualidade ao produto a ser exibido.

Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, destaca a presença do SporTV para a valorização do produto:

- A força dos canais Globo e o ineditismo das transmissões dos jogos do Campeonato Alemão por lá vão proporcionar bons frutos à competição no país. Além disso, a qualidade do campeonato e a sua tradição certamente trarão um bom resultado aos envolvidos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias