A temporada 2023/2024 da Bundesliga começou no último final de semana com destaques dentro e fora dos gramados. Além dos 34 gols nas nove partidas da primeira rodada, o Campeonato Alemão conta com novidades para o público brasileiro, que tem alternativas inéditas para acompanhar os jogos da competição.
No streaming, além da plataforma OneFootball, que transmite todos os confrontos desde 2020/2021 e renovou o acordo de direitos até 2025/2026, a CazéTV e o canal GOAT também transmitirão a atual temporada da elite alemã. Os três canais exibirão os jogos de forma gratuita.
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Apesar da perda da Band, a Bundesliga ainda seguirá na TV aberta, desta vez nas telinhas da TV Cultura e RedeTV!, ambas com a transmissão de um jogo aos finais de semana.
Outras novidades na televisão serão o Nosso Futebol, canal por assinatura presente nas operadoras Claro, DGO e Sky - com dois duelos por rodada -, e o SporTV, que começou a transmitir, pela primeira vez, partidas do Campeonato Alemão. O canal de esportes do Grupo Globo terá, ao todo, 68 jogos do torneio.
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O que pensam os especialistas?
Com a sequência de 11 conquistas do Bayern, especialistas analisam a importância de um leque maior de opções para explorar novas oportunidades de audiência e aumentar o apelo do torneio. Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destaca a visão da Bundesliga para o mercado brasileiro.
- Se por um lado a pulverização dos direitos de transmissão costuma diminuir o valor individual pago por emissoras e plataformas de streaming, por outro, amplifica o alcance de audiência, da frequência e colabora muito para um maior reconhecimento do produto no médio e longo prazo - afirma Ivan.
Dominada pelo Bayern, Bundesliga terá transmissão multiplataforma (Foto: Ina Fassbender/AFP)
Para Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, será uma temporada para entender diferentes nuances da competição.
- Este ano será um grande experimento para entendermos como se portou o fã, onde assistiu e como cada plataforma trabalhou para puxar sua audiência. De forma resumida, quem ganha é o cliente, não só pelo poder de escolha mas também com a concorrência gerada que acaba trazendo qualidade ao produto a ser exibido.
Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, destaca a presença do SporTV para a valorização do produto:
- A força dos canais Globo e o ineditismo das transmissões dos jogos do Campeonato Alemão por lá vão proporcionar bons frutos à competição no país. Além disso, a qualidade do campeonato e a sua tradição certamente trarão um bom resultado aos envolvidos.