menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Bundesliga aposta em diversos canais de transmissão para conquistar público no Brasil

Especialistas analisam novo cenário de transmissão do Campeonato Alemão no país

Bundesliga-aspect-ratio-512-320
imagem cameraBundesliga muda estratégia de transmissão no Brasil (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/08/2023
09:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A temporada 2023/2024 da Bundesliga começou no último final de semana com destaques dentro e fora dos gramados. Além dos 34 gols nas nove partidas da primeira rodada, o Campeonato Alemão conta com novidades para o público brasileiro, que tem alternativas inéditas para acompanhar os jogos da competição.

No streaming, além da plataforma OneFootball, que transmite todos os confrontos desde 2020/2021 e renovou o acordo de direitos até 2025/2026, a CazéTV e o canal GOAT também transmitirão a atual temporada da elite alemã. Os três canais exibirão os jogos de forma gratuita.

+ Lance! Biz explica: O que é ESG e como conceito pode ser aplicado no esporte?

Apesar da perda da Band, a Bundesliga ainda seguirá na TV aberta, desta vez nas telinhas da TV Cultura e RedeTV!, ambas com a transmissão de um jogo aos finais de semana.

Outras novidades na televisão serão o Nosso Futebol, canal por assinatura presente nas operadoras Claro, DGO e Sky - com dois duelos por rodada -, e o SporTV, que começou a transmitir, pela primeira vez, partidas do Campeonato Alemão. O canal de esportes do Grupo Globo terá, ao todo, 68 jogos do torneio.

+ Ranking Biz: Os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro

O que pensam os especialistas?

Com a sequência de 11 conquistas do Bayern, especialistas analisam a importância de um leque maior de opções para explorar novas oportunidades de audiência e aumentar o apelo do torneio. Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destaca a visão da Bundesliga para o mercado brasileiro.

- Se por um lado a pulverização dos direitos de transmissão costuma diminuir o valor individual pago por emissoras e plataformas de streaming, por outro, amplifica o alcance de audiência, da frequência e colabora muito para um maior reconhecimento do produto no médio e longo prazo - afirma Ivan.

Football: Bundesliga – day 1: Werder Bremen v Bayern Munich
Dominada pelo Bayern, Bundesliga terá transmissão multiplataforma (Foto: Ina Fassbender/AFP)


Para Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, será uma temporada para entender diferentes nuances da competição.

- Este ano será um grande experimento para entendermos como se portou o fã, onde assistiu e como cada plataforma trabalhou para puxar sua audiência. De forma resumida, quem ganha é o cliente, não só pelo poder de escolha mas também com a concorrência gerada que acaba trazendo qualidade ao produto a ser exibido.

Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, destaca a presença do SporTV para a valorização do produto:

- A força dos canais Globo e o ineditismo das transmissões dos jogos do Campeonato Alemão por lá vão proporcionar bons frutos à competição no país. Além disso, a qualidade do campeonato e a sua tradição certamente trarão um bom resultado aos envolvidos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias