À medida que se aproximam os principais jogos da temporada, os clubes do futebol brasileiro têm repetido uma antiga estratégia para maximizar as receitas: acordos de patrocínios pontuais para as partidas de maior exposição na mídia.

O exemplo mais recente é o do Fortaleza, que fechou acordo para a Casa do Celular estampar o uniforme Tricolor nas finais da Copa do Nordeste, encerrada no domingo (9), com o título Tricolor diante do CRB.

- Estas parcerias são de grande valor e proporcionam um acréscimo nas receitas, de modo a facilitar o planejamento financeiro do clube. Os acordos permanentes garantem condições mais seguras ao clube, mas as parcerias esporádicas também proporcionam uma renda importante para a instituição - afirma o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.

Em outros momentos ao longo de 2024, outros clubes do Brasil e até do exterior também têm aproveitado jogos de maior atratividade para concretizar novos acordos pontuais. Para a final do Campeonato Paulista, por exemplo, o Santos fechou com as marcas West Lake Pneus e Plano Santa Saúde, que estamparam o uniforme alvinegro na partida decisiva contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Já o Cruzeiro aproveitou a final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, para estampar no uniforme da equipe a marca Cedro Mineração. A exposição pontual se deu após contrato firmado com a mesma empresa, mas para as categorias de base, com valores em torno dos R$ 10 milhões.

- O poder de divulgação do futebol é imensurável. Do ponto de vista do marketing, a ideia é muito promissora, e apresenta capacidade de gerar grande visibilidade nos principais jogos das equipes durante o ano - destaca Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-fundador da agência Wolff Sports.