Clubes brasileiros iniciam 2024 na luta por acordos de patrocínio; entenda o cenário
Dos 20 times da Série A do Brasileirão, três ainda não confirmaram o patrocinador máster para a temporada 2024
- Matéria
- Mais Notícias
Ao mesmo tempo em que buscam contratações para o elenco, os clubes brasileiros trabalham nos bastidores para se reforçarem de outra forma: com novos acordos de patrocínio. São milhões de reais em disputa que podem fazer a diferença nas finanças das instituições.
O cenário de patrocínio máster do uniforme está praticamente definido. Dos 20 clubes da Série A do Brasileirão, apenas três ainda não confirmaram o patrocinador máster para a temporada 2024: Atlético-GO, Corinthians e São Paulo.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Relacionadas
A captação de patrocínios tem itens importantes que devem ser seguidos à risca. Em primeiro lugar, o período de busca deve ser entre setembro e novembro, que é exatamente quando as marcas fazem seus orçamentos para o ano posterior. Em segundo, estudar bem as marcas que tenham conexão com a propriedade que está sendo vendida. Muitas vezes, uma entrega mais customizada pode ajudar e muito, lembrando que as instituições tem dezenas de propriedades e não apenas seus uniformes de jogo. E, em terceiro lugar, encontrar uma forma de levar conversão de vendas para a marca patrocinadora, pois até mesmo as que alegam procurar apenas visibilidade, sempre estarão de alguma forma também em busca de novos clientes compradores
Rene Salviano, CEO da Heatmap, agência que atua com marketing e patrocínio esportivo
➡️ Confira os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro
Os casos de Atlético-GO, Corinthians e São Paulo
Em janeiro de 2023, o Atlético-GO fechou parceria com a casa de apostas Blaze sem especificar a duração do contrato. No fim de dezembro, o clube chegou a fazer uma publicação de agradecimento à empresa e em tom de despedida.
Até o momento, as partes não anunciaram se o vínculo segue válido para 2024, mas a marca continua sendo exposta nos uniformes do Dragão na pré-temporada. A ver se haverá mudanças.
Obrigado @jogueblaze por acreditar do #DragãoDoBrasil.
— 🅰️tlético Goianiense (@ACGOficial) December 29, 2023
Somos muito gratos por nossa parceria!https://t.co/xBpF5fuJWY – Jogue para vencer. pic.twitter.com/mHVcsrv9My
Já Corinthians e São Paulo tinham contratos vigentes, mas optaram por rescindir antes do prazo para assinar acordos mais lucrativos. Os rivais paulistas têm parcerias encaminhadas com dois sites de apostas e devem anunciar os novos patrocinadores nos próximos dias.
No caso do Timão, o nome da empresa ainda não foi divulgado, mas os valores devem superar R$ 80 milhões anuais. Já o Tricolor vai ser patrocinado pela Superbet, em um contrato que renderá cerca de R$ 50 milhões por ano.
Mais clubes em busca de valorização
Outra equipe comercial que está ativa no mercado é a do Vasco. Apesar de ter contrato com a Pixbet até o fim de 2024, o Cruz-Maltino entende que pode receber mais e busca um novo patrocinador para ocupar o espaço principal do uniforme.
O Atlético-MG vive situação parecida. O contrato atual com a Betano é válido até o fim do ano, mas o clube negocia há meses com a empresa grega para antecipar a renovação e aumentar os valores recebidos.
➡️ TV aberta, fechada e streaming: onde assistir aos principais campeonatos de futebol em 2024?
O mercado esportivo brasileiro e mundial segue em constante crescimento. Premiações, venda de jogadores e receitas com TV vêm aumentando nos últimos anos. Com o patrocínio esportivo não é diferente. As competições brasileiras, por exemplo, estão cada vez mais atrativas, com times competitivos e grandes jogadores. Nesse cenário, é natural a valorização de contratos e a busca por mais receitas, o que leva até a casos de rompimento contratual em caso de ofertas mais vantajosas
Bruno Romeiro, sponsorship manager da agência de marketing esportivo Absolut Sport.
As últimas novidades
Outros três clubes anunciaram novos acordos de patrocínio nos últimos dias. O Flamengo, por exemplo, assinou com a Pixbet por R$ 85 milhões anuais - o maior contrato do futebol brasileiro atualmente.
Vitória e Juventude aproveitaram o acesso à Série A para fechar acordos comerciais mais lucrativos. Ambos terão sites de apostas como patrocinadores: Betsat e Stake, respectivamente.
Juventude agora é @Stake
— E.C. Juventude (@ECJuventude) January 3, 2024
A principal casa de apostas do Mundo é a nova patrocinada master do Juzão. A marca estará estampada nas camisas de jogo e treino das equipes masculina e feminina!
Vamos JUntos 🇳🇬 #Stake #ECJ pic.twitter.com/GOPemCJmWf
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias