Ao mesmo tempo em que buscam contratações para o elenco, os clubes brasileiros trabalham nos bastidores para se reforçarem de outra forma: com novos acordos de patrocínio. São milhões de reais em disputa que podem fazer a diferença nas finanças das instituições.
O cenário de patrocínio máster do uniforme está praticamente definido. Dos 20 clubes da Série A do Brasileirão, apenas três ainda não confirmaram o patrocinador máster para a temporada 2024: Atlético-GO, Corinthians e São Paulo.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
➡️ Confira os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro
Os casos de Atlético-GO, Corinthians e São Paulo
Em janeiro de 2023, o Atlético-GO fechou parceria com a casa de apostas Blaze sem especificar a duração do contrato. No fim de dezembro, o clube chegou a fazer uma publicação de agradecimento à empresa e em tom de despedida.
Até o momento, as partes não anunciaram se o vínculo segue válido para 2024, mas a marca continua sendo exposta nos uniformes do Dragão na pré-temporada. A ver se haverá mudanças.
Obrigado @jogueblaze por acreditar do #DragãoDoBrasil.
— 🅰️tlético Goianiense (@ACGOficial) December 29, 2023
Somos muito gratos por nossa parceria!https://t.co/xBpF5fuJWY – Jogue para vencer. pic.twitter.com/mHVcsrv9My
Já Corinthians e São Paulo tinham contratos vigentes, mas optaram por rescindir antes do prazo para assinar acordos mais lucrativos. Os rivais paulistas têm parcerias encaminhadas com dois sites de apostas e devem anunciar os novos patrocinadores nos próximos dias.
No caso do Timão, o nome da empresa ainda não foi divulgado, mas os valores devem superar R$ 80 milhões anuais. Já o Tricolor vai ser patrocinado pela Superbet, em um contrato que renderá cerca de R$ 50 milhões por ano.
Mais clubes em busca de valorização
Outra equipe comercial que está ativa no mercado é a do Vasco. Apesar de ter contrato com a Pixbet até o fim de 2024, o Cruz-Maltino entende que pode receber mais e busca um novo patrocinador para ocupar o espaço principal do uniforme.
O Atlético-MG vive situação parecida. O contrato atual com a Betano é válido até o fim do ano, mas o clube negocia há meses com a empresa grega para antecipar a renovação e aumentar os valores recebidos.
➡️ TV aberta, fechada e streaming: onde assistir aos principais campeonatos de futebol em 2024?
As últimas novidades
Outros três clubes anunciaram novos acordos de patrocínio nos últimos dias. O Flamengo, por exemplo, assinou com a Pixbet por R$ 85 milhões anuais - o maior contrato do futebol brasileiro atualmente.
Vitória e Juventude aproveitaram o acesso à Série A para fechar acordos comerciais mais lucrativos. Ambos terão sites de apostas como patrocinadores: Betsat e Stake, respectivamente.
Juventude agora é @Stake
— E.C. Juventude (@ECJuventude) January 3, 2024
A principal casa de apostas do Mundo é a nova patrocinada master do Juzão. A marca estará estampada nas camisas de jogo e treino das equipes masculina e feminina!
Vamos JUntos 🇳🇬 #Stake #ECJ pic.twitter.com/GOPemCJmWf
Acordos de patrocínio estão entre as principais fontes de renda dos clubes brasileiros (Arte Lance!)