Com ações fora das quatro linhas, Paraná Clube aumenta engajamento e quebra recordes
Mesmo sem divisão nacional, time possui média de público superior à de equipes da Série A
- Matéria
- Mais Notícias
Apesar de viver um momento ruim no futebol, sem pertencer a uma divisão nacional, o Paraná Clube conseguiu engajar os torcedores e está quebrando recordes de público e bilheteria. O Tricolor encerrou seus jogos como mandante na primeira fase da Segunda Divisão 2024 do Campeonato Paranaense com 20.259 espectadores por jogo. Esses números são maiores do que os de nove equipes da Série A do Brasileirão e é três vezes acima da média geral da Série B.
Em cinco jogos, revezando entre os principais estádios de Curitiba, Ligga Arena, Couto Pereira e Vila Capanema, o time mobilizou 101.293 pessoas. A partida contra o Nacional, na casa do Athletico Paranaense, registrou um total de 36.737 espectadores, sendo, naquele final de semana, o segundo maior público do Brasil e a maior bilheteria da história do Paraná Clube, arrecadando R$ 1.812.895,00.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
O movimento entre os torcedores começou com um vídeo publicado pelo clube em abril intitulado “O coração Tricolor vai voltar a bater”. O material mostra um médico caminhando rumo à sala de emergência, em que o paciente, que no caso é o próprio time, está à beira da morte. O médico tenta reviver o indivíduo e, em cada tentativa com o desfibrilador, aparece na tela um dos estádios em que a equipe jogaria, convocando os paranistas para esses duelos. O conteúdo teve uma alta repercussão nas redes sociais, conquistando bons números e recebendo diversos elogios.
Confira as médias de público
✅Paraná Clube x Nacional - Ligga Arena: 36.737 pessoas;
✅Paraná Clube x Apucarana - Couto Pereira: 23.715 pessoas;
✅Paraná Clube x Laranja Mecânica - Vila Capanema: 15.239 pessoas;
✅Paraná Clube x Patriotas - Vila Capanema: 12.559 pessoas;
✅Paraná Clube x Grêmio Maringá - Vila Capanema: 13.830 pessoas.
Para Léo Rizzo, especialista em eventos no mundo esportivo e CEO da Soccer Hospitality, empresa que conta com camarotes nos principais estádios do país, a sintonia entre a torcida e o clube pode gerar oportunidades para o setor do entretenimento esportivo, uma vez que a aderência do público está mais elevada do que de costume.
- Com o alto engajamento dos torcedores e o fato de a equipe estar movendo seus jogos para os principais estádios de Curitiba, há uma janela de oportunidades para o setor de camarotes e eventos esportivos. É preciso, portanto, aproveitar esse momento para oferecer experiências únicas aos torcedores, com serviços que irão fidelizar ainda mais esse público. Com isso, todas as partes saem ganhando - explica o especialista.
Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap, acredita que o Paraná Clube acertou em cheio ao investir em ações e campanhas que resgatam o amor dos paranistas.
- O time parece ter encontrado a receita para engajar a sua torcida. Isso, pensando em oportunidades de marketing, fidelização do público e arrecadação, é fundamental. Quanto mais conhecer a fundo quem é o fã e como é a sua jornada, mais fácil será buscar qualquer conexão, independentemente do momento da equipe - afirma o executivo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias