Ser jogador de futebol é o sonho de milhares de brasileiros, mas poucos conseguem realizá-lo. A boa notícia é que é possível construir uma carreira dentro do mercado esportivo mesmo sem ter nascido com o talento de Neymar, Vini Jr, Marta e cia.
Segundo dados divulgados pela CBF, a indústria do futebol brasileiro é responsável por empregar 156 mil pessoas no país. A pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young mostrou ainda que o esporte teve impacto de 0,72% no PIB nacional e movimentou R$ 52,9 bilhões em 2018.
+ Já pensou em trabalhar com futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades
Enquanto os holofotes estão voltados para os jogadores e técnicos dos clubes, vários profissionais trabalham atrás das cortinas para garantir o pleno funcionamento de cada departamento de futebol.
Antes, o mercado do futebol era dominado por indicações políticas ou por quem já tinha experiência dentro de campo, como ex-jogadores e técnicos. A realidade atual, no entanto, é diferente.
+ Lance! e Felipe Ximenes se unem para lançamento de curso sobre gestão no futebol
Com o desenvolvimento da indústria nos últimos anos, a capacitação dos profissionais é levada a sério e pessoas com outras formações estão ganhando espaço nos clubes e federações.
Analista de desempenho é um carreira em alta na indústria do futebol (Foto: Alexandre Loureiro/CBF)
Exemplos de carreiras para seguir na indústria do futebol:
✔️ Gestor de futebol: Profissionais responsáveis por administrar todas as atividades relacionadas ao futebol, representar o clube junto às entidades que organizam o futebol, elaborar políticas internas, acompanhar a delegação em viagens, entre outras demandas.
+ Lance! Biz explica: O que faz um gestor de futebol?
✔️ Analista de desempenho: Profissionais que usam dados quantitativos e qualitativos para analisar técnica e taticamente a própria equipe, os jogadores individualmente e os adversários.
✔️ Marketing: Profissionais que atuam na consolidação de marcas e produtos ou gerando mais visibilidade para jogadores, clubes ou negócios.
✔️ Intermediário: Profissionais com o papel de intermediar a relação entre jogadores e clubes em negociações no mercado da bola. Também conhecido como empresário ou agente de futebol.
Quer entender mais sobre a indústria do futebol? Clique aqui e inscreva-se na masterclass de Felipe Ximenes, totalmente online e gratuita, que será realizada na próxima terça-feira, 19 de setembro, às 19h30 (de Brasília).