Dona da SAF do Vasco, a 777 Partners tem um novo integrante no seu projeto multiclubes: o Everton, da Premier League. O acordo de compra foi anunciado nesta sexta-feira (15) pelo clube inglês.
O grupo norte-americano vai adquirir 94,1% da participação nos Toffees diretamente do atual proprietário, o empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri. De acordo com a imprensa britânica, os valores do negócio superam a marca de 550 milhões de libras (R$ 3,3 bilhões).
+ Já pensou em trabalhar com futebol? Participe da nossa Masterclass gratuita com Felipe Ximenes e descubra oportunidades
- Estamos verdadeiramente honrados com a oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube e consideramos um privilégio poder desenvolver sua orgulhosa herança e valores. Nosso principal objetivo é trabalhar com torcedores e partes interessadas para desenvolver a infraestrutura esportiva e comercial para os times masculino e feminino, a qual proporcionará resultados para as futuras gerações de torcedores do Everton - declarou Josh Wander, sócio-fundador da 777.
777 Partners has signed an agreement with Farhad Moshiri to acquire his full stake in Everton Football Club, which accounts for 94.1 per cent of the Club’s shares.
— Everton (@Everton) September 15, 2023
Com o acordo de compra anunciado, o negócio ainda deve ser aprovado pela Premier League, pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA) e pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA), órgão regulador do Reino Unido. Espera-se que 777 assuma o controle do Everton até o fim de 2023.
Everton enfrenta situação difícil
Após lutar contra o rebaixamento nas duas últimas temporadas, o Everton iniciou a Premier League 2023/24 de forma desfavorável, com apenas um empate e três derrotas. A equipe ocupa atualmente a 18ª posição na tabela e está dentro da zona de rebaixamento.
+ Everton em 18º: confira a tabela atualizada da Premier League
Uma queda para a segunda divisão da Inglaterra seria um golpe para os negócios do clube. As receitas provenientes dos direitos de transmissão, por exemplo, cairiam de um mínimo de £ 100 milhões por ano na Premier League para menos de £ 10 milhões na Championship.
Fora de campo, a fase também não é boa. O clube somou prejuízo acumulado de 430 milhões de libras nas últimas cinco temporadas, sendo 44,7 milhões de libras apenas na temporada 2021/22. Os números de 2022/23 ainda não foram divulgados.
Everton é o novo clube da rede da 777 Partners (Foto: Darren Staples/AFP)
O portfólio de clubes da 777
O Everton se torna o oitavo time no projeto de multiclubes da 777 Partners. Além do Brasil e Inglaterra, a empresa também está presente na Alemanha, Itália, Bélgica, França, Austrália e Espanha (com uma participação minoritário no Sevilla). Veja a lista de clubes abaixo: