menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Entenda como o críquete, novo esporte olímpico, se tornou um negócio multibilionário

Entenda a origem das cifras por trás do segundo esporte mais popular do mundo, mas ainda pouco conhecido no Brasil

000_33YA6VM-aspect-ratio-512-320
imagem cameraClássico entre Paquistão e Índia na Copa do Mundo de Críquete (Foto: Sajjad Hussain/AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 18/10/2023
15:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

Você pode não conhecer, mas o críquete é o segundo esporte mais popular do mundo. São mais de 2 bilhões de fãs concentrados principalmente em colônias britânicas, como Índia, Paquistão e Bangladesh - que, juntos, têm 20% da população do planeta.

Após décadas de valorização e consolidação dentro do cenário esportivo global, o críquete alcançou uma nova conquista nesta semana: foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e fará parte dos Jogos Olímpicos a partir da edição de Los Angeles em 2028.

➡️Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!

A ascensão do críquete na Índia e no mundo

O momento decisivo para o críquete se tornar um negócio multibilionário foi a fundação da Indian Premier League (IPL), em 2008. Com cerimônias glamorosas, equipes repletas de estrelas e audiência massiva, a liga indiana revolucionou ao unir esporte, entretenimento e negócios.

Com modelo de negócios similar às ligas norte-americanas, a IPL é um torneio de curta duração, sendo disputada anualmente entre abril e maio. Ainda assim, se tornou um sucesso comercial e inspirou a criação de ligas de críquete em outros países, como a Big Bash League (BBL) na Austrália e a Pakistan Super League (PSL).

➡️ Choque de realidade: 25% do Manchester United custa mais que todas as SAFs brasileiras somadas

Mas, afinal, de onde vem o dinheiro? A resposta é simples: da venda de direitos de transmissão e cotas de patrocínios. Com bilhões de pessoas interessadas no esporte, as emissoras e empresas estão mais do que dispostas a pagar caro para se associarem ao críquete.

As cifras por trás do críquete

R$ 30 bihões - Valor arrecadado pela IPL com a venda dos direitos de transmissão dos próximos cinco anos (2023-2027) para televisão e streaming.

R$ 6 bilhões - Estimativa de faturamento da Copa do Mundo de Críquete 2023 com direitos de transmissão e cotas de patrocínio.

R$ 5 bilhões - Valuation médio das franquias da IPL, de acordo com análise da Forbes em 2022. O time mais valioso é o Mumbai Indians (R$ 6,5 bilhões).

➡️ Quem tem a maior fortuna: Messi ou Cristiano Ronaldo?

R$ 200 milhões - Média de faturamento anual de cada uma das 10 franquias da IPL.

R$ 13 milhões - Valor da premiação em dinheiro paga ao time campeão da Indian Premier League.

R$ 11 milhões - Salário pago pelo Punjab Kings para Sam Curran disputar a IPL 2023. Ele foi o mais jogador mais bem pago da competição que durou apenas dois meses.

Críquete - Índia x Paquistão
Estádio lotado para acompanhar jogo entre Índia e Paquistão na Copa do Mundo de Críquete (Foto: Sam Panthaky/AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias