Entenda os negócios e o dinheiro por trás da Kings World Cup
Torneio criado e organizado por Piqué reúne celebridades e movimenta fortuna nos bastidores
- Matéria
- Mais Notícias
A primeira edição da Kings World Cup, torneio criado pelo ex-zagueiro Gerard Piqué e pelo streamer espanhol Ibai Llanos, chega ao fim neste sábado (8) com a expectativa de 50 mil pessoas no estádio de Monterrey, no México. O interesse do público é apenas mais uma prova do sucesso comercial do evento.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Relacionadas
🏆 O que é a Kings World Cup?
A Kings World Cup é uma expansão do projeto da Kings League, que nasceu no início de 2023 na Espanha. Trata-se de uma competição de futebol de 7 com a presença de ex-jogadores, atletas amadores e influenciadores de diversas nacionalidades. O objetivo é atrair um público jovem com formato e regras peculiares.
⚽ As regras peculiares da Kings League:
- Sem um pontapé inicial, a bola é colocada no meio e os atletas precisam correr em direção a ela para ter a posse;
- O jogo começa com apenas dois jogadores de cada lado e vai aumentando até chegar em 7x7;
- As substituições são ilimitadas;
- Cartão amarelo significa que o jogador precisa sair por dois minutos, e o cartão vermelho é a expulsão, mas com possibilidade de substituição;
- Há diversas cartas que podem ser usadas durante o jogo: expulsar um adversário por dois minutos, ter um shootout, pênalti do presidente ou a coringa (escolher qualquer das ações);
- Nos dois minutos finais, o gol vale dobrado.
➡️ O que a rescisão do contrato de patrocínio representa para as finanças do Corinthians?
💰 O sucesso comercial do evento
A Kings League afirma ser a liga de futebol mais assistida em todo o mundo. São mais de 13 milhões de seguidores em suas plataformas digitais, com mais de 82 milhões de visualizações no TikTok e mais de 80 milhões de horas de conteúdo assistidas.
Ainda assim, a Kings League não fatura muito com a venda de direitos de transmissão. Afinal, os jogos são exibidos de forma gratuita na internet. Em termos de bilheteria, também não há muita arrecadação, uma vez que os ingressos são vendidos a preços populares.
A principal fonte de renda da Kings League, portanto, são os contratos de patrocínio, que representam 90% das receitas do projeto, de acordo com o jornal espanhol El Confidencial. Diversas empresas conhecidas investem milhões para se associarem ao torneio. São os casos de Adidas, Spotify, McDonald's e InfoJobs, por exemplo.
➡️ Com rescisão no Corinthians, Flamengo passa a ter maior patrocínio máster do Brasil; veja lista
💸 Captação milionária para expansão global
No último mês, a empresa de investimento desportivo Kosmos, que promove a Kings League, angariou 60 milhões de euros (R$ 345 milhões) para impulsionar os seus esforços de expansão internacional. Os organizadores pretendem criar novas ligas nacionais na Europa, Estados Unidos e Brasil a partir de 2025.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias