A prática de esportes faz parte da cultura da Arábia Saudita há milhares de anos. Modalidades ao ar livre, como corridas de cavalos e camelos, falcoaria e caça com cães, são tradicionais no país. Na modernidade, porém, o povo saudita se apaixonou pelo futebol e, nesta temporada, foi premiado com um investimento enorme dos líderes políticos na liga local. No início deste ano, o Al-Nassr anunciou a contratação de Cristiano Ronaldo. Meses depois, craques como Kanté, Benzema e Roberto Firmino também se juntaram ao campeonato.
No entanto, o esporte mais popular do planeta não é o único em que os sauditas apostam. Em entrevista ao Lance!, Andrew Traumann, professor de História das Relações Internacionais no Unicuritiba e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Oriente Médio (GEPOM), explicou onde mais o país concentra os seus esforços em busca de expandir a sua imagem ao redor do mundo.
- Compraram todo um circuito de golfe para a Arábia Saudita, tem Grande Prêmio de Fórmula 1, antes já tinha Grande Prêmio de Fórmula E, com carros elétricos. O Mohammad bin Salman (príncipe herdeiro da Arábia Saudita) quer passar essa imagem de um país que não está ligado somente ao petróleo, mas também à energia limpa. Além do futebol, a Arábia Saudita tem investido em golfe, automobilismo e tênis - afirmou.
GOLFE
Os expatriados americanos introduziram o golfe na Arábia Saudita no final dos anos 1940, mas foi recentemente que o país começou a investir com força no esporte. Em 2021, o LIV Golf foi fundado com investimento do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita. O tour é sediado em território saudita e paga premiações enormes aos atletas, inclusive seduzindo golfistas de outras grandes organizações. No mês passado, o circuito árabe estabeleceu uma parceria comercial com o norte-americano PGA Tour e o europeu DP World Tour.
AUTOMOBILISMO
De acordo com a imprensa internacional, o PIF chegou a tentar comprar a Fórmula 1 no início deste ano, mas não obteve sucesso. Ainda assim, a Arábia Saudita continua sendo um dos grandes patrocinadores da principal organização de automobilismo do planeta. Desde 2021, a cidade de Gidá recebe um Grande Prêmio com o nome do país.
Sério Perez venceu o último GP da Arábia Saudita, realizado em março deste ano (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)
TÊNIS
Tudo indica que os investimentos sauditas devem ser direcionados ao tênis em um futuro próximo. A Arábia Saudita já organizou um torneio com grandes atletas no país, a Diriyah Tennis Cup, mas pretende elevar a aplicação de recursos a outro patamar. Notícias da imprensa internacional indicam o interesse do PIF em comprar o ATP Tour, principal circuito do esporte no planeta.
ESPORTES ELETRÔNICOS
O mercado dos esportes eletrônicos tem crescido absurdamente nos últimos anos e também despertou o interesse da Arábia Saudita. De acordo com um artigo do "Bloomberg", o governo saudita planeja direcionar um investimento de 38 bilhões de dólares aos e-sports.