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Fan tokens podem significar nova era na relação entre clubes e torcedores

Especialista em negócios na web3 aponta aceleração do mercado de ativos digitais no esporte

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imagem cameraClubes ao redor do mundo estão no mercado de fan tokens (Foto: Reprodução)
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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/08/2023
16:00
Atualizado em 22/08/2023
21:47

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Os principais clubes brasileiros já fazem parte do mercado de fan tokens. Dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 13 já lançaram seus ativos digitais. O primeiro foi o Atlético-MG, com o $GALO, em agosto de 2021.

A ideia é unir monetização com engajamento, aproximando cada vez mais clubes e torcedores, com a oferta de benefícios exclusivos e a possibilidade de valorização dos ativos.

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A maior parte dos fan tokens utilizados pelos clubes brasileiros possibilitam que seus detentores tenham acesso a interações com jogadores dos seus times do coração, brindes exclusivos e visitas às dependências das instituições.

O Grêmio, último grande clube brasileiro a lançar sua moeda, a $IMORTAL, além de dar a oportunidade de torcedores viajarem com o elenco para partidas fora de casa, possibilita aos tricolores viverem experiências ainda mais profundas com o time pelo fato de serem donos desses ativos.

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De acordo com Caio Barbosa, Founder e Co-CEO da Lumx Studios, startup especializada em conectar negócios à web3, o mercado de ativos digitais no esporte está evoluindo em ritmo acelerado e significam uma nova era na relação entre clubes e seus torcedores.

- A oferta tradicional, que proporciona aos torcedores acesso a jogos a preços reduzidos e descontos em produtos oficiais, continua gerando valor. No entanto, a emergência dos ativos digitais, mais precisamente dos fan tokens, tem o potencial de redefinir a maneira como os clubes interagem com sua base de fãs por meio de experiências ainda mais exclusivas - analisa.

Fan Token CBF
CBF também lançou seu próprio fan token (Foto: Divulgação/CBF)

Esses tokens não são apenas um item colecionável duradouro que pode ser guardado para sempre. Eles também oferecem uma série de benefícios exclusivos que vão muito além. Esses ativos digitais estão começando a desempenhar um papel crucial na transformação da experiência do torcedor, tornando-os parte integrante do ecossistema do clube.


Caio Barbosa, Founder e Co-CEO da Lumx Studios

Em um panorama futurístico, Caio acredita que o mercado de fan tokens dentro do futebol deve evoluir e se expandir à medida que outros setores, de uma forma geral, busquem conexões mais profundas com seus públicos.

- A tokenização é uma ferramenta poderosa para o engajamento do público, e acreditamos em seu crescimento contínuo e na evolução de suas aplicações. À medida que mais organizações reconhecem o valor do engajamento personalizado e da participação do público, o papel dos tokens continuará a se expandir e a se diversificar - finaliza Caio Barbosa.

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