Fenômeno Bellingham: os pontos que explicam o impacto comercial do novo craque no Real Madrid
Fora de campo, o meia inglês é considerado a nova "joia comercial" do clube espanhol
- Matéria
- Mais Notícias
Com 10 gols e três assistências em 10 jogos com a camisa do Real Madrid, Jude Bellingham já provou seu valor dentro de campo. Mas não para por aí. Fora das quatro linhas, o meia também precisou de pouco tempo para se tornar a nova "joia comercial" do clube espanhol.
Contratado na última janela por € 103 milhões (R$ 520 milhões), vindo do Borussia Dortmund, o inglês de 20 anos conquistou uma enorme popularidade de forma imediata e já impacta positivamente nos negócios merengues.
➡️Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
Relacionadas
Perfil atraente para fãs e mercado
Antes de falar sobre os impactos comerciais de Bellingham no Real Madrid, é preciso contextualizar. O que explica o ganho de tanta popularidade em pouco tempo? Os gols e as assistências tiveram peso, é claro, mas foram acompanhados por uma série de características pessoais do camisa 5.
Ele consegue ser carismático de forma natural e autêntica. Ele se esforça para falar espanhol e se adaptar rapidamento à cultura do novo país. Mesmo sendo o principal nome do time neste início de temporada, faz questão de compartilhar crédito e holofotes com os companheiros.
➡️ Prejuízo milionário! Entenda o impacto da lesão de Neymar nas finanças do Al-Hilal
São fatores que ajudam na construção de uma imagem atraente tanto para fãs quanto para patrocinadores.
Líder em venda de camisas
O primeiro impacto comercial é visível a cada jogo no Santiago Bernabéu e, até mesmo, nas ruas de Madrid: a venda de centenas de milhares de camisas com "Bellingham" nas costas.
De acordo com apuração do Lance! Biz, a cada dez peças vendidas e personalizadas na loja oficial do Santiago Bernabéu, sete são com o nome do meia inglês. É um sucesso que atinge todas as faixas etárias e gêneros: são crianças, jovens, homens e mulheres com a camisa 5 do Real Madrid.
➡️ Choque de realidade: 25% do Manchester United custa mais que todas as SAFs brasileiras somadas
Garoto-propaganda da Adidas
Jude Bellingham, assim como o Real Madrid, é patrocinado pela Adidas e deve ser o escolhido para estrelar as próximas campanhas da marca dentro do clube. O fato parece irrelevante, mas é capaz de fortalecer a parceria comercial que existe desde 1998.
No elenco do Real Madrid, são poucos os atletas nesta condição de ser destaque e patrocinado pela Adidas ao mesmo tempo. Vini Jr, Rodrygo, Valverde e Modric, por exemplo, têm contratos ativos com a Nike, principal concorrente da empresa alemã.
Conexão com novos mercados
O impacto de Bellingham não para por aí. Dados apontam que o atleta pode permitir o Real Madrid se reconectar com públicos e mercados valiosos para o clube, como o próprio Reino Unido e países africanos, nos quais a La Liga costuma ser preterida pela Premier League.
➡️ Quem tem a maior fortuna: Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo?
Potencial a ser explorado
Além de vender camisas e abrir portas de novos mercados, a presença de um craque como Bellingham é capaz de atrair visibilidade para potenciais novos patrocinadores e virar poder de barganha para renegociar contratos já em andamento.
Na mesma linha de raciocínio, a médio e longo prazo, o "fenômemo Bellignham" pode trazer um impacto positivo na audiência do clube e a impactar novas gerações de torcedores.
1/1 ???? pic.twitter.com/XDAUKwNOmu
— adidas Football (@adidasfootball) June 14, 2023
O outro lado da moeda
Se Bellingham impacta positivamente os negócios do Real Madrid, o inverso também é verdadeiro. Desde que chegou ao clube espanhol, o número de seguidores do atleta explodiu, saltando de 10 milhões no início de junho para 19,1 milhões no Instagram, por exemplo.
A mudança para Madrid representa mais um avanço em termos de alcance comercial para o meia. Consolidado na seleção da Inglaterra e destaque em um dos clubes mais populares do mundo, ele tem todas as credenciais para faturar milhões fora de campo nas próximas temporadas.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias