Os memes e brincadeiras são estratégias comuns adotadas no ambiente das redes sociais. Neste mesmo embalo, os clubes de futebol do Brasil aderiram esta tendência e têm publicado ações neste sentido.
Desde o anúncio dos últimos reforços do Corinthians aos memes criados pela torcida e utilizados pelo Botafogo durante a campanha no Brasileirão, o clima leve das postagens é utilizado pelos clubes para engajar ainda mais os fãs.
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Exemplos de ações bem-humoradas
✔️ Para anunciar a contratação do zagueiro Lucas Veríssimo, o Corinthians realizou uma sequência de três posts. Os dois primeiros faziam referência ao seriado “No mundo da lua”, cujo protagonista chama-se Lucas Silva, xará do novo reforço corintiano - Lucas Veríssimo da Silva.
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✔️ Anteriormente, o Timão já havia utilizado artifício parecido para anunciar a chegada do meia Matías Rojas. Na ocasião, o clube publicou um trecho da série “Ted Lasso”, que esteve em alta após o lançamento do último episódio da terceira temporada no final de maio.
✔️ Outro clube que também utilizou-se do nome de um novo reforço para criar ações nas redes sociais foi o Fortaleza, com o atacante Imanol Machuca. Após o anúncio da contratação, o Leão publicou uma imagem do atacante com a música “Sequência do Machuca”, de MC Larissa. Ainda em referência ao nome do argentino, o Fortaleza divulgou em seus canais oficiais o desafio #SucessoQueMachuca, em parceria com o Kwai.
Botafogo aposta em memes para engajar com torcedores (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
✔️ Já o Botafogo, líder do Basileirão, tem aproveitado os memes em alta na torcida. Adaptações de sucessos como “Segovinha joga bola” e “Tá chegando a hora” estão na boca do torcedor e também se fazem presentes nas postagens do clube.
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✔️ O mesmo ocorre com outra música adaptada pela torcida, “Caiu no tapetin”, e com o “Homem-Aranha alvinegro”, torcedor que viralizou assistindo aos jogos do clube com uma fantasia do super-herói repleta de versões do logo do Botafogo.
O que dizem os especialistas?
Para o especialista em marketing esportivo, Fábio Wolff, ações criativas como essas são mais importantes para gerar engajamento do que apenas um bom número de seguidores.
- Estas ações, naturais e que partem do torcedor, também criam uma relação harmônica com os atletas e abrem possibilidades para que novas fontes de receita sejam exploradas. Assim como o número de interações nas mídias, pode-se criar inúmeras oportunidades comerciais, como ativações com sócio-torcedor e o lançamento de produtos exclusivos - explica Artur Mahmoud, head de novos negócios da End to End, empresa que promove iniciativas para estreitar o relacionamento dos torcedores com suas equipes.